Polícia Civil participa de debate sobre Internet Segura x Cyberbullying

16 de fevereiro de 2022 - 15:46 # # # # # # #

O delegado e diretor do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Edvando França, participou, na tarde dessa terça-feira (15), de um debate sobre Internet Segura x Cyberbullying. O evento é uma abertura do projeto Direitos Humanos em Debate da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O primeiro debate, que foi transmitido pelo canal do YouTube da SPS, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso seguro, ético e responsável das novas tecnologias, promover os direitos humanos na internet e redes sociais, além de alertar sobre a origem de novas formas de violência e o bullying nas mídias sociais: o cyberbullying.

O encontro, que tem como a temática inicial alusiva ao Dia Internacional da Internet Segura, celebrado em fevereiro, é organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH). O ciclo de debates contemplará 12 rodas de conversas em torno de temas atuais, de datas e lutas pela igualdade, diversidade, democracia e direitos de todos a uma vida justa, digna e livre de preconceitos.

O delegado e diretor da DIP, Edvando França, relata que a tecnologia é um facilitador na vida, visto que ela vem avançando na convivência da sociedade. E com isso, existem muitos indivíduos que utilizam a tecnologia e a internet de forma para aplicar crimes. “O crime cometido no ambiente cibernético pode ser o mesmo que se comete na rua, só que escondido em uma ‘máscara’, mas isso não impede que a Polícia Civil investigue, tudo é apurado”, conta o delegado.

Para proteger os dados pessoais nas plataformas, o delegado ressalta que “as pessoas devem ter cuidado com o ambiente virtual, evitando algumas postagens e troca de imagens íntimas. Nunca clicar em links não confiáveis e cuidado com os idosos que são mais vulneráveis ao uso da Internet. A PC-CE hoje é mais técnica, competente e atual. Temos muita qualidade nas investigações. Não existe ambiente sem lei”, relata o diretor do DIP.

Além do delegado Edvando França, participaram do encontro a titular da SPS, Socorro França; a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lola Aronovich; e a jornalista e coordenadora-executiva do Intervozes, Iara Moura. A coordenadora da COPDH/SPS, Bárbara Oliveira, foi a mediadora.

 

*Informações com base na Assessoria de Comunicação da SPS