Fortaleza encerra janeiro de 2022 com redução de 17,3% no índice de roubos de veículos

8 de fevereiro de 2022 - 17:47 # # # # # # # #

Graças ao trabalho das Forças de Segurança, a cidade de Fortaleza apresentou uma diminuição de 17,3% no índice referente aos roubos de veículos durante o mês de janeiro de 2022. No período, foram 343 casos, contra 415 registrados em janeiro de 2021. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Presente em toda a Capital, o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) é um dos comandos especializados que atua no combate aos crimes de roubos e furtos de veículos, não somente em Fortaleza, mas em todo o território cearense. Em 3 de janeiro de 2022, uma composição, com auxílio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), recuperou um carro roubado. Na ocasião, duas pessoas foram capturadas, na Barra do Ceará – Área Integra de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

“O reforço especializado do policiamento ostensivo realizado pelo CPRaio, bem como de outras forças da Polícia Militar do Ceará, integrado com as demais vinculadas da SSPDS, como a Polícia Civil, resultou na redução dos índices. Sempre tendo como horizonte os dados da Supesp, que apontam as manchas criminais. A partir destas informações, nossos comandantes de base CPRaio encaminham as equipes para fazer as diligências”, detalha o comandante do CPRaio da PMCE, coronel Kilderlan Sousa. Ele lembra que a aquisição de novas viaturas, entregues em 1º de fevereiro de 2022, são importantes para a continuidade da redução. “Recebemos 37 novas viaturas, que chegaram para se somar ao nosso parque de recursos logísticos, juntamente com as motocicletas. Temos também a projeção de inaugurar 16 bases do CPRaio ainda no primeiro semestre, tentando reduzir, cada vez mais, os índices de criminalidade”, completa.

Segundo o delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil, o trabalho qualificado de investigação também é determinante para o enfraquecimento de grupos criminosos. “A DRFVC tem atuado em várias frentes, monitorando associações criminosas especializadas em roubos, furtos, adulteração e clonagem de veículos, realizando constante acompanhamento de seus integrantes, bem como realizando operações qualificadas para cumprimento de mandados de prisões e de buscas e apreensões em desfavor dos infratores”, destaca o delegado, que ainda cita o trabalho de fiscalizações “realizadas pela delegacia em sucatas, desmanches e oficinas de veículos, haja vista que alguns desses locais têm sido utilizados para desmanchar veículos roubados e comercializar suas peças no mercado clandestino. As ações da especializada estão focadas no combate aos receptadores, uma vez que estes são os grandes incentivadores dos roubos e furtos de veículos. Muitos veículos roubados acabam chegando nesses estabelecimentos, onde são desmontados e suas peças revendidas. A sociedade tem que abrir os olhos quanto a tal situação e não adquirir peças de procedência duvidosa”, destaca.

Em uma das ações recentes, a especializada capturou um homem de 40 anos, investigado pelo crime de receptação. O flagrante aconteceu, nesse sábado (5), no bairro Parque Rio Branco 6 (AIS 6), em Fortaleza. Na oficina do suspeito, foram apreendidas peças oriundas de dois veículos com queixa de roubo.

Outros índices

O balanço referente ao mês de janeiro de 2022 também apresentou queda no Ceará, com diminuição de 3,5% nos índices de roubo de veículos. Foram 690 casos contra 666. A queda se mantém constante mês a mês. O ano de 2021 foi encerrado com diminuição de 16,3% nos indicadores, conforme dados da Geesp/Supesp.