Copol/SSPDS contabiliza 199 operações deflagradas de janeiro ao dia 10 de dezembro no Ceará

15 de dezembro de 2021 - 17:01 # # # # # # #

Sempre com o intuito de reprimir crimes e fortalecer o elo entre a população e o Estado, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) realizou, de janeiro ao dia 10 de dezembro, um total de 199 operações policiais em território cearense. Esse número é quatro vezes maior do que a quantidade de ofensivas registrada em 2020, quando ocorreram 49 ações coordenadas pela Copol/SSPDS.

Os trabalhos integrados visam coibir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), além de aumentar a percepção de segurança dos cidadãos cearenses. Com abordagens e fiscalizações, as equipes também realizam capturas e apreensões de materiais ilícitos em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior. Os territórios são escolhidos com base na análise de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

As operações foram batizadas com os nomes de Apostos, Cerco Fechado, Domus e Sumé. Já a mais recente, foi denominada de Operação Guarida. Todas as ofensivas foram planejadas e realizadas visando manter a sensação de acolhimento e bem-estar para moradores de conjuntos habitacionais, além de reforçar os trabalhos preventivos e ostensivos já realizados pelas Forças de Segurança do Estado.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, enfatizou a redução dos crimes violentos e explicou a importância das operações serem realizadas com o intuito de reduzir ainda mais o índice de criminalidade no Estado. Em novembro de 2020, a Capital registrou 118 CVLIs. Já no mesmo período deste ano, a redução foi de 30,5%, indo para 82 ocorrências. Os casos englobam os homicídios dolosos/feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. O secretário executivo também ressaltou a importância dos trabalhos serem realizados com o apoio de outros órgãos parceiros.

“Tivemos uma redução nos crimes violentos na Capital, neste mês de novembro, em comparação com o mesmo período de 2020. Esse recuo faz parte das diversas ações que a SSPDS e suas instituições vinculadas vêm realizando. Isso é fruto de um trabalho integrado e do empenho de todos que compõem a segurança pública. Isso só nos mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos trabalhando para manter os índices de criminalidade reduzidos e, assim, entrarmos em um novo ano bem melhor que os anos anteriores”, concluiu o gestor.

Balanço

Em 2020, a Copol realizou 49 ações integradas que tiveram a finalidade de fiscalizar irregularidades em conjuntos habitacionais, cumprir mandados de prisões e de buscas e apreensões, além de registrar outras ocorrências durante as ofensivas. Já no que concerne ao acumulado do ano de 2021, 199 trabalhos integrados já foram registrados. Desse número, 69 edições são referentes à Operação Apostos.

Na primeira semana de dezembro, quatro ações referentes à Operação Guarida foram realizadas nos bairros da Grande Messejana (AIS 3) e na região de Caucaia (AIS 11). Ao longo das edições, 127 veículos foram abordados,ocorreram 11 apreensões por irregularidades e 30 autos de infração.

Ainda durante as ações, os agentes de segurança prenderam um homem com extensa ficha criminal e realizaram diversas vistorias a estabelecimentos comerciais, abordagens e apreensões de veículos, além de autuações, notificações e fiscalizações para verificar a integridade de tornozeleiras eletrônicas e a situação legal dos apenados.

A delegada Socorro Portela, coordenadora da Copol, ressaltou a importância de planejar e coordenar ações voltadas para o combate aos crimes. “Seguimos uma diretriz da Secretaria visando sempre intensificar e realizar operações integradas. Esse vínculo dos órgãos vinculados com as forças amigas tem nos dado bons resultados. É importante sempre destacar que os locais escolhidos são resultados de estudos feitos pela Supesp para nos direcionar aos bairros e regiões que mais precisam de um reforço no policiamento”, destacou a gestora.

Interior Norte

Em Sobral, a Operação Domus foi deflagrada três vezes. As saturações foram direcionadas para o município com o intuito de reduzir também os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Contra o Patrimônio na região. Além das Forças de Segurança do Estado, agentes municipais apoiaram os trabalhos conduzidos pela Copol da SSPDS. Em uma das edições no município, mais de sete quilos de maconha escondidos no forro de um dos blocos do Residencial Nova Caiçara, foram apreendidos. As edições da operação ocorreram nos meses de setembro e outubro deste ano.