Operação conjunta contra organizações criminosas resulta nas prisões de nove pessoas

8 de dezembro de 2021 - 16:31 # # # # # # #

Uma operação conjunta composta por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva em desfavor de seis pessoas e na prisão em flagrante de três homens. A operação, que teve como intuito desarticular grupos criminosos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas no município, iniciou na noite dessa segunda-feira (6) e foi finalizada na noite dessa terça-feira (7).

Foram cumpridos seis mandados de prisão por crimes cometidos no município de Canindé, cidade localizada na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado, sendo que cinco presos estavam escondidos na Capital e no município Quixadá (AIS 20). De acordo com informações policiais, todas as seis pessoas presas são suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso suspeito de diversos crimes cometidos no município. Ainda durante a ação, sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Os suspeitos capturados foram identificados como Francisco Guilherme Silva Gomes (21), com antecedentes por roubo, tentativa de homicídio, roubo de veículo, porte ilegal de arma de fogo, homicídio consumado, tráfico ilícito de drogas; Francisco Fábio Soares Gomes (38), com antecedentes por tráfico ilícito de drogas e crime contra a administração pública; Lucas Cavalcante Guimaraes (22), com antecedentes por posse irregular de arma de fogo; Fiama Cruz Vitor (29); Irivando Muniz Brasil (43) e João Pedro Freitas Queiroz (18). Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé, unidade da PC-CE. Lá, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva por integrar organização criminosa contra as seis pessoas.

Em meio à operação, os profissionais de segurança receberam informações sobre uma residência que teria uma quantidade significativa de drogas, no bairro Alto Guaramiranga, no município de Canindé (AIS 15). Rapidamente, os policiais foram ao local informado e solicitaram autorização para entrar no local, que foi permitida. Três homens foram encontrados com 200 gramas de cocaína, 95 gramas de crack, uma quantia em dinheiro, 200 sacos para embalar drogas e seis telefone celulares.

Os suspeitos foram identificados como Francisco Clebson de Sousa (38), Francisco Almir Gomes (33) e Antônio Edson Nascimento Santos (21), todos com antecedentes por tráfico ilícito de drogas. O trio e os materiais apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Canindé, unidade da PC-CE. Lá, os homens foram autuados em flagrante  mais uma vez por tráfico de drogas.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3437-1888, da Delegacia Regional de Canindé.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.