PC-CE prende mais 11 pessoas envolvidas no esquema do falso empréstimo em Fortaleza

26 de novembro de 2021 - 16:15 # # # # #

Um trabalho contínuo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que tem o objetivo de desarticular grupos criminosos especializados em aplicar o golpe do empréstimo consignado no Ceará, culminou na prisão de mais 11 pessoas, todos eles envolvidos neste esquema. As capturas ocorreram nessa quinta-feira (25), no bairro Aldeota – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Além das prisões em flagrante, dezenas de computadores, celulares, documentos e cadernos com anotações sobre a ação criminosa foram apreendidos pelas equipes policiais.

64 pessoas presas e cinco empresas fechadas, essa é a atualização do resultado do trabalho investigativo conduzido pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da PC-CE que, até a tarde de ontem (25), prendeu mais 11 pessoas, oito mulheres e três homens, que se passavam por funcionários de uma empresa especializada em consultoria e empréstimos. Nesta empresa em questão, segundo o que foi apurado pelos investigadores da DDF, os suspeitos atraiam especificamente funcionários públicos ativos e aposentados.

As vítimas eram convencidas a realizarem empréstimos consignados e efetuar a portabilidade dos valores deste empréstimo para “pseudo investimentos”, a título de cessão de crédito, que renderia os valores necessários para pagar as prestações dos empréstimos quando, na verdade, esses valores são transferidos para os infratores. Com base no que foi citado nas denúncias, os agentes de segurança identificaram a empresa onde os suspeitos aplicavam o golpe.

Se deslocando até o endereço citado, os policiais civis foram recebidos pelos supostos funcionários que, no momento da abordagem policial estavam na tentativa de realizar um novo golpe. No local, onde estavam as 11 pessoas, foram apreendidos vários computadores, 15 celulares, documentos, além de vários cadernos com anotações. Eles e todo o material foram conduzidos à DDF. Na unidade, o grupo foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e ocultação de bens.

Leia sobre a penúltima ação da DDF

As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2505, da DDF. O sigilo e o anonimato são garantidos.