Dupla suspeita de integrar grupo criminoso é presa em ações conjuntas no Interior Norte

5 de outubro de 2021 - 23:47 # # # # # # # #

Duas ações distintas realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Ceará culminaram nas prisões de dois homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso. As ofensivas ocorreram nos municípios de Acaraú e Umirim – Áreas Integradas de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. Em uma dos trabalhos policiais, uma arma de fogo e munições foram apreendidas.

O primeiro a ser preso foi identificado como Ruan Ursulino Barroso (20). Ele foi localizado em um imóvel no Centro de Acaraú (AIS 17). Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio qualificado. Apurações apontam que o indivíduo é suspeito de integrar um grupo criminoso responsável por crimes ocorridos nos municípios de Umirim e Uruburetama. Ele seria um dos principais integrantes com participação em homicídios.

Após ser capturado, Ruan foi encaminhado para a unidade policial que cobre a região. Na delegacia, o mandado de Ruan foi cumprido. A ação foi deflagrada pela Delegacia Municipal de Umirim com apoio Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da PMCE. A ofensiva também contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Outra prisão

Já na cidade de Umirim (AIS 17), outro suspeito de integrar um grupo criminoso foi preso, na manhã de hoje (29), por equipes da Polícia Militar. Conhecido como “Juninho”, Pedro Marcos Cordeiro dos Santos (22) foi capturado quando estava em um matagal do bairro Tancredo Neves. Com ele, um revólver calibre 38 e 11 munições intactas foram encontrados. Ainda no local, duas motos com restrição de roubo foram apreendidas.

Diante dos fatos, Pedro Marcos foi conduzido para a Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Ainda conforme investigações, Pedro Marcos seria integrante do mesmo grupo criminoso chefiado por Arquimedes Camelo Leitão (29), preso no último dia 23 deste mês, por equipes da PMCE, na cidade de Caucaia (AIS 11). Além de possuir duas passagens por tráfico ilícito de drogas e por porte ilegal de arma de fogo, Arquimedes também é investigado por um crime de homicídio ocorrido em Umirim. A ação contou com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3353-3070, da Delegacia Municipal de Uruburetama. As denúncias podem ser feitas também para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.