Ceará registra redução de 23% em roubos e furtos de veículos de janeiro a agosto de 2021

24 de setembro de 2021 - 10:10 # # # # # # #

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresentou mais um resultado positivo nos indicadores criminais do Estado. Dessa vez, o trabalho integrado das Forças de Segurança culminaram na redução de 23% nos números de roubos e furtos de veículos. Os dados, compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), são referentes aos oito primeiros meses de 2021.

No ano passado, o Ceará registrou 6.299 roubos de veículos no período de janeiro a agosto. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para 5.383. Quando analisamos esse percentual, chegamos a uma retração de 14,5%. Já os furtos foram de 2.746, em 2020, para 2.502, nos primeiros oito meses deste ano, com retração de 8,9%.

O titular da SSPDS, Sandro Caron, comentou sobre a redução significativa registrada nos primeiros oito meses deste ano. Ele ressaltou que “esse resultado é fruto de muito esforço operacional com policiamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar e com investigações da Polícia Civil. Tudo isso alinhado ao apoio da área de inteligência da SSPDS e o uso de ferramentas tecnológicas como o Agilis e o Spia, que são acoplados ao videomonitoramento, além também de outra ferramenta, que é o Status. É importante destacar também o trabalho que os homens e mulheres da nossa segurança pública realizam sempre para mais tranquilidade e segurança a população cearense”, frisou ele.

Para o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Pedro Viana, o resultado positivo se dá devido ao trabalho focado na investigação e identificação de grupos criminosos envolvidos nesse tipo de crime. “Desde quando assumimos a DRFVC, focamos em desenvolver um trabalho especializado voltado para a repressão de roubo de veículos. Dessa forma, trabalhamos para identificarmos grupos criminosos que atuam nessa área de roubos, furtos, adulteração, falsificação de documentos e clonagens de veículos. A partir disso, passamos a investigar essas pessoas e a desenvolver operações qualificadas para cumprirmos as prisões”, disse ele.

Aliado a essas ações, o delegado ressalta a importância da utilização de ferramentas tecnológicas e o trabalho de fiscalização em locais responsáveis pela comercialização e revenda de automóveis e bens automotores. “Contamos hoje com a tecnologia do Agilis e das câmeras de videomonitoramento, que têm nos auxiliado em nossas ações nas ruas. Nós também realizamos um trabalho de fiscalização em oficinas e sucatas, que são locais onde ocorrem a comercialização de peças de veículos usados. Tudo isso tem contribuído para a redução dos crimes”, concluiu ele.

Estatísticas criminais

Outros balanços positivos também vêm sendo registrados no Ceará, como a redução de 83% nos roubos de cargas no mês de agosto, e as 22.212 capturas efetuadas pelas Polícias cearenses, entre janeiro e agosto de 2021. A média por mês é de 2.776 prisões e apreensões em todo o Estado. Além disso, o trabalho integrado das Polícias cearenses aliado ao uso de ferramentas tecnológicas também resultaram no aumento de 90,9% nas apreensões de drogas nos oito primeiros meses do ano. No ano passado, durante o mesmo período, 1,8 tonelada de drogas foi retirada de circulação. Já em 2021, o número quase que triplicou e culminou em quase 3,5 toneladas de drogas apreendidas.