Roubos de cargas no Ceará reduzem 83% no mês de agosto

17 de setembro de 2021 - 12:42 # # # # # # #

Eles estão sempre nas estradas. De uma ponta a outra, são responsáveis por movimentar a economia, transportando pelas rodovias todas as riquezas produzidas no Brasil. Nessa quinta-feira (16), foi comemorado o Dia do Caminhoneiro e, nesta sexta-feira (17), é o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga. No Ceará, para garantir a segurança desses profissionais e dos produtos transportados por eles, as Polícias Civil e Militar do Ceará realizam um trabalho voltado para a investigação de grupos envolvidos nesse tipo de crime.

O resultado do trabalho integrado alinhado às ferramentas tecnológicas culminou na redução de 83% dos roubos de carga, somente em agosto deste ano. No ano passado, o oitavo mês registrou seis crimes. O mesmo período neste ano registrou apenas um crime.

No balanço de janeiro a agosto, a retração foi de 35%, indo de 40 para 26 crimes

Para o titular da SSPDS, Sandro Caron, os números mostram mais uma queda significativa nas estatísticas de criminalidade no Estado. Ele ressaltou que “esse resultado é fruto de todo o trabalho integrado realizado, diuturnamente, pelas nossas Polícias cearenses. Com isso, saímos de 40 ocorrências para 26, no acumulado dos oito primeiros meses do ano, registrando assim uma redução de 35% nos roubos de cargas. É importante destacar também a grande redução registrada somente no último mês de agosto, quando alcançamos 83% de redução. Dessa forma, saímos de seis ocorrências para apenas uma. Continuaremos trabalhando para atuarmos de forma rápida contra esses crimes. Para isso, contamos com os trabalhos preventivos e ostensivos da Polícia Militar, além da atuação da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil. Tudo isso aliado às áreas de inteligência da secretaria e das Polícias cearenses”, concluiu ele.

Entre janeiro e agosto de 2021, 26 roubos de cargas foram registrados no Ceará. No ano passado, 40 ocorrências desse tipo de crime foram contabilizadas, correspondendo a uma retração de 35%. Os dados foram extraídos da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a partir de casos registrados nas delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Estratégia e Inteligência

Outro número de destaque, neste ano, se refere às quantidades de entorpecentes apreendidos. O Estado apresentou um aumento de 90,9% nas apreensões de janeiro a agosto de 2021. No ano passado, durante o mesmo período, 1,8 tonelada de drogas foi retirada de circulação. Já em 2021, o número quase triplicou e culminou em quase 3,5 toneladas de drogas apreendidas. Somente nos primeiros 13 dias de setembro deste ano, quase uma tonelada de entorpecentes já havia sido apreendida durante trabalhos investigativos e abordagens desempenhadas pelas Polícias Civil e Militar.