Policiais civis e militares participam de Curso de Policiamento Preventivo Especializado

15 de setembro de 2021 - 10:22 # # #

Trinta e oito policiais militares e dois policiais civis participam, até o próximo dia 24, da terceira turma do Curso de Policiamento Preventivo Especializado, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

As instruções acontecem na sede do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), da Polícia Militar do Ceará, e tem o objetivo de habilitar os integrantes do sistema de segurança pública para atuarem em territórios, sobretudo aqueles de alta vulnerabilidade, objetivando reduzir crimes através de modelos não convencionais de policiamento. A formação também ocorre com o intuito de estreitar os laços com a comunidade.

Segundo a coordenadora do curso, tenente PM Dayane Teixeira Rodrigues, a capacitação tem uma carga horária de 80 horas/aula e duração de aproximadamente duas semanas. A qualificação conta com disciplinas de inteligência aplicada em microterritórios, rede de atenção e cuidado como estratégia de segurança pública, Lei de Abuso de Autoridade, dentre outros assuntos importantes.

“O Curso de Policiamento Preventivo Especializado é fundamental para garantir a contínua capacitação policial e permitir o conhecimento de novas técnicas de combate ao crime, haja vista habilitar policiais a atuarem em microterritórios de alta complexidade. Além disso, o curso fornece capacitações baseadas em atendimentos a grupos vulneráveis, policiamento escolar e outras disciplinas que transmitirá ao profissional de segurança pública o conhecimento necessário para intervenção em ocorrências que exigem o conhecimento aprofundado do agente de segurança pública”, destaca Dayane.