16.929 pessoas são capturadas no Ceará por envolvimento em ações criminosas no primeiro semestre de 2021

16 de julho de 2021 - 16:16 # # # # # #

Um total de 16.929 capturas, seja por flagrante ou por cumprimento de mandados de prisão no Ceará. Esse é o balanço de prisões e apreensões no Estado, registrado no primeiro semestre de 2021. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de levantamentos feitos pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da pasta.

Se avaliado o número mês a mês, a média mensal de capturas pelas Forças de Segurança do Ceará é de quase três mil. “Concluimos o primeiro semestre de 2021 com quase 17 mil capturas realizadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil do Ceará. Trabalho baseado em integração, com o amparo da inteligência e que demonstra o aumento das ações operacionais, seja em capturas em flagrante, seja em cumprimento de mandados. Esses resultados levaram a outros resultados importantes, que foi a queda dos indicadores de homicídios e de crimes violentos contra o patrimônio no Estado, em razão de uma maior atuação e maior intensidade operacional das Polícias do Estado”, destacou Sandro Caron.

Os dados os quais o gestor se refere é a retração de 28,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no Ceará, indo de 2.245 crimes para 1.599 no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano passado. O maior recuo ocorreu em Fortaleza, com 38,1%, indo de 721 para 446. Da mesma forma, ocorreu com os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que apresentaram uma redução de 17%, indo de 29.447 para 24.433, se comparados aos primeiros seis meses do ano passado.

Operações integradas, como a Apostos (Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas), a Cerco Fechado e a recém-lançada Domus, são ofensivas permanentes e que impactam diretamente no aumento de indicadores como capturas por crime e por atos infracionais, além de apreensões de armas e drogas, bem como reduções de mortes provocadas por crimes violentos e por crimes contra o patrimônio.

Outro número de destaque deste ano é a quantidade de entorpecentes apreendidos, que teve um aumento de 80% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, indo de 1,3 para 2,4 toneladas apreendidas. Outro número positivo é a quantidade de armas retiradas de circulação nos primeiros seis meses. Ao todo, foram 2.999. No mesmo período do ano passado foram 2.856, o que corresponde a um aumento de 5%.

Fortaleza apresenta redução de 38% nas mortes por crimes violentos no 1º semestre de 2021

Polícias do Ceará apreendem 2.999 armas de fogo no primeiro semestre de 2021 no Ceará

Forças de Segurança encerram primeiro semestre com aumento de 80% nas apreensões de drogas no Ceará

Trabalho das Forças de Segurança resulta em redução de 57% nos roubos a instituições financeiras no Ceará