PCCE deflagra operação “Estaca Zero” e captura sete pessoas em Itatira

16 de junho de 2021 - 15:04 # # # # # #

Equipes da Polícia Civil e Militar do Ceará foram mobilizadas, desde as primeiras horas desta quarta-feira (16), com o intuito de deflagrar ações policiais da operação Estaca Zero. A ofensiva teve como objetivo combater o tráfico de drogas e visa ainda a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município de Itatira, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. No total, sete pessoas foram capturadas, além disso, foram apreendidos mais de 350 gramas de drogas, três armas de fogo e 23 munições.

A operação ocorreu nas regiões de Lagoa do Mato e Bandeira e foi coordenada pela Delegacia Regional de Canindé, com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Composições do Comando Tático Rural (Cotar) e do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Força Tática (FT) da Polícia Militar que foram empregadas nos trabalhos de cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão.

Ao todo, a operação resultou nas capturas de sete homens com envolvimento e associação ao tráfico de drogas em Itatira e regiões limítrofes do município. São eles: Paulo Ferreira Gomes, de 60 anos; Antônio Alberes Duarte Lima, 28; Antônio Isidinho Oliveira da Silva, 27; Antônio Gelson Alves Pires, 26; Francisco Daniel da Silva Gaspar, 26; Francisco Jonas dos Santos, 23; e Wiliam Sousa Cunha,19. Os mandados de prisão foram cumpridos em desfavor de Paulo, Isidinho, Daniel e Wiliam.

Na ação, houve a apreensão de 384 gramas de drogas ilícitas, sendo 17 trouxinhas de crack com 13 gramas, 68 trouxinhas de maconha com 112 gramas, 48 de cocaína com 109 gramas, 150 gramas de pasta base de cocaína, uma balança de precisão, embalagens para o tráfico das drogas, sete celulares, uma espingarda calibre 12 com 12 munições intactas, dois revólveres calibre 38, com 11 munições intactas, quantia em dinheiro e uma cédula falsa.

Operação Estaca Zera

A operação Estaca Zero é fruto de investigações sobre a atuação de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e homicídios em Itatira. Equipes da Delegacia Regional de Canindé mantêm apurações para identificar outros suspeitos de crimes no município.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para a Delegacia Regional de Canindé, pelo número (85) 3334.6813. O sigilo e o anonimato são garantidos. O sigilo e o anonimato são garantidos.