Trabalho de inteligência coordenado pela SSPDS resulta em 12 armas apreendidas e cinco prisões em Pindoretama

7 de junho de 2021 - 15:36 # # # # # # #

O combate efetuado pelas Forças de Segurança aos grupos criminosos atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) resultou em mais uma ação exitosa nesse domingo (6). Cinco homens foram presos e 12 armas de fogo foram apreendidas durante uma ofensiva que contou com a integração dos trabalhos das coordenadorias de Inteligência (Coin) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e de policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O homem apontado como o chefe da organização criminosa está entre os presos.

A partir dos levantamentos de inteligência da SSPDS, as equipes policiais se deslocaram até o município de Pindoretama – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará, com o intuito de localizar os integrantes do grupo criminoso, bem como outros materiais ilícitos pertencentes aos suspeitos. Por meio de incursões, os policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) do Bepi chegaram aos suspeitos que estavam em um imóvel situado em uma área recôndita da cidade. “Cesinha”, que é apontado como chefe do coletivo criminoso, foi um dos primeiros a ser avistado pela equipe especializada.

“Cesinha” é a alcunha de Francisco César Miranda da Silva Filho, 22 anos, com antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas. Ele levou os policiais até um dos quartos da propriedade, onde duas pistolas calibre .40 e uma de calibre .380 foram apreendidas. Enterradas em uma propriedade, os policiais militares encontraram mais cinco armas, sendo três pistolas calibre .40 e dois revólveres calibre .38.

Em um acampamento próximo, duas espingardas calibre 12 também foram encontradas, além de cocaína e dinheiro. Outro suspeito preso no local foi o comparsa de “Cesinha”: João Paulo Oliveira Silva, 32 anos, o “Janjão” ou “Mingau”. Com o suspeito, que já possui passagens por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse de droga, foram apreendidas mais drogas. Ao todo, foram quase seis quilos entre cocaína e maconha, e quase 300 munições de calibres diversos.

Com apoio da Ciopaer

Outro preso foi Aslan Moreira Adriano, 18 anos. Ele foi encontrado com apoio aéreo da Ciopaer após tentar fugir por um matagal. Após a sua captura, ele indicou a localização de um rifle calibre .44 que estava escondido. O armamento estava em um guarda-roupa em um imóvel.

Em continuidade às buscas, mais dois homens foram presos, sendo Matheus Lopes Cordeiro, 25, e Nailton dos Santos Lima, 24. A partir das capturas deles, os policiais apreenderam mais uma arma de fogo, sendo uma pistola calibre .380. Na casa de Matheus, que possui duas passagens pela Polícia por roubo, uma motocicleta com queixa de roubo foi encontrada e recuperada.

O grupo foi encaminhado à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza, onde todos foram autuados por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico e associação para o tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.