Polícia Civil recupera celular roubado de vendedora em Fortaleza

19 de abril de 2021 - 16:51 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recuperou, nessa sexta-feira (16), um aparelho celular roubado de uma vendedora, no bairro Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). O equipamento foi encontrado no bairro Demócrito Rocha (AIS 5) de Fortaleza, após diligências policiais com a finalidade de recuperar o bem tomado da vítima.

No fim do mês passado, a vítima registrou um Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), relatando que estava dentro de um carro, na frente de um mercadinho localizado no bairro Jangurussu, quando foi abordada por três homens armados. Os suspeitos se aproximaram em bicicletas e exigiram que ela passasse o dispositivo móvel. Além do celular da vendedora, os suspeitos fugiram com pertences de outras vítimas.

De posse das informações sobre o roubo e o número de identificação do celular (IMEI), os policiais civis localizaram o aparelho, que já havia sido comprado por outra pessoa. “Uma pessoa comprou o aparelho em uma feira por um valor abaixo do mercado. Ela foi intimada a prestar esclarecimentos sobre o caso via WhatsApp. Após prestar o depoimento, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada”, detalha o delegado Maurício Júnior, titular do 30º Distrito Policial.

O delegado afirma que ocorrências semelhantes já tinham sido registradas na unidade policial. “Por isso é importante a vítima registrar o Boletim de Ocorrência (BO) e repassar o máximo de informações sobre o aparelho”, completa.

A vítima foi ao 30º DP, nessa sexta, para resgatar o aparelho recuperado pelos policiais civis e agradeceu o empenho dos agentes da segurança. “Desde o primeiro momento na delegacia, fui bem orientada a fazer os procedimentos. Sou grata ao trabalho da equipe”, agradeceu.

Orientação

A Polícia Civil orienta as vítimas de roubo ou furto de celular a registrarem o procedimento no site da Delegacia Eletrônica (Deletron). Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito fisicamente nas delegacias de todo o Estado.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel, é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrições.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o BO.

A Polícia Civil ressalta a importância de a população contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30º DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.