Trio investigado por estelionato é desarticulado em ação conjunta da PCCE e da PMCE em Fortaleza

15 de abril de 2021 - 16:24 # # # # #

Dois homens e uma mulher suspeitos de crime de estelionato foram presos na nessa quarta-feira (14), em uma ação conjunta realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A ofensiva policial foi realizada no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). Foram apreendidos contratos de empréstimos fraudulentos, comprovantes bancários e uma quantia em dinheiro.

A Polícia Militar foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para atender uma ocorrência em uma agência bancária. Os PMs realizaram diligências contra os ocupantes de um carro modelo HB20, cor preta, utilizado, segundo as denúncias, por suspeitos de participação em golpes. Com a aproximação da viatura, o motorista acelerou, mas o veículo foi alcançado.

Dentro do carro, foram abordados os irmãos Francisco Antônio Vieira de Carvalho Viana de Souza (37), com antecedentes criminais por estelionato, falsificação de documentos e uso de documentação falsa, e Galberto Vieira Carvalho Viana de Souza (45), sem antecedentes criminais. Além do veículo, uma quantia em dinheiro, documentos falsos, contratos de empréstimos fraudulentos e comprovantes bancários foram apreendidos.

Em depoimento à Polícia Civil, Antônio e Galberto admitiram a participação de uma terceira pessoa no esquema criminoso: Paloma Pereira Costa (20), presa pouco tempo depois em uma residência no bairro Álvaro Weyne (AIS 8). A mulher relatou ter sido chamada por Galberto para atuar no esquema criminoso com a promessa de divisão de valores. Paloma seria responsável por realizar um empréstimo em uma agência bancária da região com documentação falsa. O dinheiro seria rateado entre os outros participantes do crime.

Após o encerramento do flagrante, o trio foi autuado por estelionato e associação criminosa. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar outros suspeitos envolvidos na fraude. As apurações serão conduzidas pelo 1º Distrito Policial (DP).

Denúncias

A população também pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para (85) 3101-2233, do 1º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.