Alvo que figura no Programa de Recompensas é investigado por homicídios em Itaitinga

31 de março de 2021 - 18:53 # # # # #

Homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, receptação, crime de trânsito, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e integrar organização criminosa. Aos 31 anos, essa é a lista de crimes que Ismário Wanderson Fernandes da Silva, o “Bacurau”, já foi autuado no Ceará. Ele é o mais novo foragido da Justiça a figurar na lista do Programa Estadual de Recompensas do Ceará. O pagamento para o recebimento de informações relevantes que levem as autoridades cearenses à prisão dele é de R$ 5 mil. As denúncias devem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE).

Exercendo a função de chefia de uma organização criminosa com atuação em Itaitinga (CE) e no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, “Bacurau” é investigado por diversos homicídios naquele município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele possui mandado de prisão em aberto pela participação em um triplo homicídio ocorrido na noite do dia 7 de junho de 2020. Na ocasião, dois homens, de 23 e 28 anos, e um adolescente de 16 anos, foram alvos de integrantes do coletivo criminoso a qual “Bacurau” pertence. De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Metropolitana de Itaitinga, “Bacurau” é apontado como um dos executores da ação criminosa.

Os levantamentos feitos pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) indicam ainda que o foragido da Justiça está relacionado a uma dezena de assassinatos ocorridos em Itaitinga, no segundo semestre de 2020. As mortes, segundo trabalho investigativo da Delegacia Metropolitana de Itaitinga, seria fruto de uma disputa territorial travada contra rivais de outro grupo criminoso com atuação na região.

Para colaborar com o Sistema de Segurança Pública do Ceará, a população deve enviar o máximo de informação relevante possível para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS. A ligação é gratuita e é garantido sigilo absoluto ao denunciante. Mas atenção: aquele que prestar informações falsas ou de má-fé, se comprovadas, responderá civil e criminalmente. Confira outros nomes e dados de pessoas foragidas que estão no Programa de Recompensa no site Recompensas .

Mais quatro nomes de foragidos da Justiça são incluídos no Programa de Recompensa do Ceará

Critérios de participação

Qualquer pessoa poderá colaborar com o envio de denúncias, exceto os agentes de segurança pública e servidores administrativos dos órgãos que compõem a Comissão Estadual do Programa de Recompensa. A participação de parentes dos agentes de segurança pública e dos servidores também é vedada.

Disque 181

O Disque-Denúncias é o canal disponibilizado para o recebimento de informações que auxiliem os órgãos de segurança pública do Ceará. As ligações são gratuitas e os números telefônicos não ficam registrados no sistema. O sigilo é garantido.

Foragidos do Programa de Recompensa já localizados

Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”: preso no dia 7 de julho de 2020, em Teresina (PI), em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará.

Alban Darlan Batista Guerra: localizado no dia 31 de julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), após troca de informações entre as Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro, sobre o paradeiro do foragido. Morreu em confronto com policiais civis do Rio de Janeiro.

Lindemberg Vieira Viana, o “Detento”: preso no dia 13 de novembro de 2020, em Itaitinga (CE), em operação da Polícia Civil do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.

Almerinda Marla Barbosa de Sousa, a “Irmã Ruiva”: presa no dia 20 de novembro de 2020, em Jijoca de Jericoacoara (CE), em uma operação da Polícia Civil do Ceará.

Eupídio Fernandes da Rocha, “Abel”: preso no dia 7 de fevereiro de 2021, em uma pousada no bairro Ponta Negra, na cidade de Natal (RN), pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.