Operação da Polícia Civil na Capital resulta na prisão de trio com drogas e arma

26 de março de 2021 - 12:29 # # # # #

Três pessoas foram presas em flagrante com quase quatro quilos de drogas, diversos utensílios comumente usados na traficância de drogas, além de um revólver calibre 38, 15 munições de calibre .380 e outras dez de calibre 38. Esse foi o resultado de uma operação policial deflagrada nessa quarta-feira (24), na comunidade Jardim Violeta, no bairro Barroso, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. Duas mulheres e um homem, que não tinham antecedentes criminais, foram capturados.

Com o objetivo de executar diligências de uma investigação em andamento sobre uma tentativa de homicídio ocorrido no último dia 15 de março, no Conjunto Palmeiras (AIS 3), os policiais civis foram verificar uma informação de que um homem seria responsável pelo fornecimento da arma utilizada no crime. Os agentes foram até a residência dele, na Rua Jornalista Antônio Pontes Tavares, se apresentaram ao indivíduo e pediram permissão para entrar no imóvel a fim de descobrir se havia algum material ilícito.

Em um cômodo da casa, uma mochila foi encontrada com várias porções de cocaína e maconha, três balanças de precisão, outros materiais utilizados no tráfico, como rolos de papel e embalagens plásticas, além de uma cartela com munições de calibre 38 e outras 15 munições de calibre .380. Gibson Oliveira Melo dos Santos (20) e Rayssa Alves Bezerra (21), que permitiram a entrada dos policiais civis, foram indagados sobre a origem do material. Gibson assumiu a propriedade dos ilícitos e indicou o local onde a arma que os agentes buscavam estaria escondida.

De lá, os policiais civis e os suspeitos se dirigiram para a casa da mãe de Gibson, identificada como Adriana de Oliveira Câmara (49). Quando os policiais chegaram ao imóvel, a mulher apresentou comportamento incomum, o que gerou suspeita dos agentes. Com a permissão dela, uma busca nos cômodos foi iniciada. No quintal, foi encontrada uma quantidade de maconha que aparentava estar guardada em um refrigerador. Ainda em vistoria pela casa, os policiais civis localizaram um revólver calibre 38, municiado, dentro de uma cômoda no corredor do imóvel.

Todo o material apreendido na diligência, bem como os três suspeitos, foram conduzidos à delegacia para serem ouvidos e autuados em flagrante. O trio vai responder pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas e receptação. Após pesagem dos entorpecentes, foram contabilizados três quilos de maconha e 885 gramas de uma substância com características semelhantes à cocaína.

Há uma semana, no dia 19, o homem identificado como Bruno da Silva Ramos (25), com passagens por roubo de veículo, corrupção de menores e posse de drogas, foi preso no bairro Parangaba (AIS 5), após troca de informação entre o 30º DP, unidade responsável pelas investigações, e a Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A prisão dele contou também com apoio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ele estava no automóvel apontado como veículo utilizado pelos suspeitos na tentativa de homicídio e também é investigado pela participação no crime. A Polícia Civil mantém as apurações com a finalidade de elucidar a tentativa de homicídio e prender os suspeitos.

Polícias Civil e Militar com auxílio do videomonitoramento apreendem carro utilizado em crime e prendem um suspeito

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no no Estado.

A Polícia Civil do Ceará reforça a importância da população repassar informações sobre crimes que tenha conhecimento. As denúncias podem ser realizadas por meio do 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 98865 2158, do 30º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.