Suspeitos são presos após homicídio e lesão a bala ocorridos em Viçosa do Ceará

1 de março de 2021 - 16:30 # # # # #

Diligências policiais desencadeadas nesse domingo (28), em Viçosa do Ceará, resultaram nas prisões de três pessoas envolvidas em uma troca de tiros que resultou em um morto e um baleado na cidade. Uma arma de fogo foi apreendida durante a ação, que foi registrada na madrugada de ontem, no mesmo município que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

O primeiro a ser preso foi identificado por Deusdedit Alves da Silva Júnior, 22 anos, que já responde por receptação e roubo. Ele foi encontrado no bairro Santa Cecília, na casa de conhecidos. O homem é suspeito de integrar o mesmo grupo criminoso das vítimas fatal e da lesionada. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 com numeração raspada e seis munições. No local do crime, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) localizou munições do mesmo calibre. Diante disso, o homem foi conduzido à Delegacia Regional de Tianguá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Após diligências e verificação de informações, policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) efetuaram as prisões de mais dois suspeitos. Ambos são investigados por terem investido contra as vítimas. João Victor do Nascimento, 21 anos; e Paulo Igo do Nascimento, 30, foram localizados, respectivamente, nos bairros Santa Cecília e Caranguejo, em Viçosa do Ceará. João Victor já responde por roubo, receptação, associação criminosa e corrupção de menores. Já Paulo Igo responde por roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo.

De acordo com as apurações da Polícia Civil, o caso ocorreu após um grupo criminoso descobrir a localização de integrantes rivais na mesma região. Assim como o primeiro capturado, os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Tianguá, onde foram autuados em flagrante por homicídio qualificado por motivo torpe. Deusdedit foi autuado também por posse ilegal de arma de fogo em razão do armamento encontrado com ele apresentar numeração raspada. As investigações foram transferidas para a Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, que segue com as apurações em andamento.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.