Polícia Civil do CE recupera veículo que foi subtraído após negociação fraudulenta em SP

4 de fevereiro de 2021 - 16:44 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Morada Nova, realizou investigações que culminaram na recuperação de um veículo, na manhã desta quinta-feira (4), no município de Jaguaretama, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Ceará. O proprietário do carro foi vítima de um estelionato praticado no Estado de São Paulo (SP).
A vítima havia negociado o carro em São Paulo, quando foi vítima de um golpe. O cheque utilizado pelo comprador tratava-se, na verdade, de um cheque clonado. Após ter conhecimento do fato, ainda durante as tratativas, a vítima entrou em contato com o comprador. Na ocasião, ele alegou já ter revendido o veículo para outra pessoa no município de Morada Nova, no Ceará.

O dono do automóvel, então, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Municipal de Morada Nova da PCCE que deu início às investigações. De acordo com o proprietário, o veículo vinha sendo objeto de várias negociações irregulares na localidade, durante as quais a documentação original não era apresentada.

Os policiais civis obtiveram a informação, durante as investigações, de que o automóvel, do tipo caminhoneta Chevrolet S-10, estava sendo negociado no município de Jaguaretama. As equipes se dirigiram ao local e localizaram o veículo que foi recuperado.
O veículo foi localizado e conduzido à Delegacia Municipal de Jaguaretama, onde foram realizados os procedimentos necessários. A pessoa que estava com o carro também foi conduzida à mesma unidade policial, onde prestou depoimento sobre o caso. Ela foi ouvida e, em seguida, liberada. As investigações sobre o fato seguem em andamento. A vítima já foi comunicada sobre a recuperação do veículo.

Orientação

A Polícia Civil recomenda que, em casos de estelionato, a vítima registre o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil, ou por meio do site da Delegacia Eletrônica (Deletron) da PCCE, que atende todo o Estado do Ceará.
A PCCE alerta ainda que a população não adquira bens como veículos, sem documentação original expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou que não estejam em conformidade com os trâmites legais, uma vez que esses produtos, quando comercializados por preço inferior ao de mercado, podem ser oriundos de práticas ilícitas. A aquisição de tais produtos configura crime de receptação, cuja pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 98879-7778, que é o WhatsApp da Delegacia Municipal de Morada Nova. O sigilo e o anonimato são garantidos.