Forças de Segurança capturam cinco pessoas em mais uma fase da Operação Apostos na Capital

4 de fevereiro de 2021 - 18:05 # # # # # # #

Os trabalhos integrados realizados pelas forças de segurança do Estado em parceria com órgãos estaduais e municipais culminaram nas prisões de quatro pessoas, sendo duas por mandado e duas em flagrante, e na apreensão de um adolescente, em flagrante. O grupo é suspeito de envolvimento em crimes na Capital. As capturas ocorreram durante a Operação Apostos, que ocorria simultaneamente nos bairros Messejana e Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza.

As primeiras duas prisões ocorreram por força de mandado judicial. José Gerardo Rocha dos Santos (56), conhecido como “Ligeirinho”, com antecedentes por roubo, furto, furto de veículo e receptação, foi preso por equipes do 30º Distrito Policial (DP). Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de furto. Já contra Victor Hugo de Oliveira Parente (46), um mandado de prisão pelo crime de estupro foi cumprido por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). As ações se deram no bairro Jangurussu (AIS 3).

Dando continuidade às ofensivas, policiais militares lotados no Policiamento Ostensivo Geral (POG) prenderam Tiago Ramos Pereira (23) em um imóvel no bairro Jangurussu. Com ele, 45 papelotes de maconha e quatro gramas de cocaína foram apreendidos. Tiago, que possuía antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e corrupção de menores, foi levado para o 30º DP, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Já em uma blitz da Autarquia Municipal de Fortaleza (AMC), uma motocicleta foi abordada por uma composição do Grupo Tático Rodoviário (GTR) do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), na Avenida Jornalista Tomas Coelho. O condutor foi identificado como Felipe Renzo Cabral Costa dos Santos (20), com antecedentes por furto. Após o veículo ser verificado, os PMs constataram que a placa estava adulterada. Felipe foi levado para o 30º DP, onde foi autuado dirigir sem habilitação e por adulteração de sinal identificador de veículo.

No total, o efetivo da operação contou com a participação de 136 profissionais, 12 auxiliares, um cão farejador do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Denarc, 33 viaturas, uma van, 22 motos, seis carros de reboques e uma ambulância. Ao todo, 328 veículos e 44 pessoas foram abordadas durante o trabalho conjunto. Desse número, 51 veículos foram apreendidos em situação irregular.

Outra apreensão

Em um outro ponto de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com apoio de militares do POG, um adolescente de 16 anos foi capturado quando trafegava em um carro com registro de roubo na Avenida Frei Cirilo, no bairro Messejana (AIS 3). Dentro do veículo, um simulacro de arma de fogo foi apreendido. Diante disso, o menor foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).Na unidade policial, um ato infracional análogo ao crime de receptação foi lavrado contra ele. Conforme levantamentos policiais, ele já possuía atos infracionais pelos crimes de lesão corporal dolosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo.
Trabalho integrado

A operação é organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com a participação de órgãos vinculados da SSPDS e parceiros, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas da SSPDS, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), além da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Autarquia Municipal de Fortaleza (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Agência de Fiscalização do Fortaleza (Agefis). As ofensivas ocorrem toda semana em bairros escolhidos a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE) da SSPDS.