Operação da PCCE em Aquiraz resulta no cumprimento de seis mandados por homicídio e roubo

11 de janeiro de 2021 - 20:12 # # # # # # #

O município de Aquiraz, pertencente à Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado, recebeu, no início da manhã desta segunda-feira (11), uma operação desencadeada pela Delegacia Metropolitana de Aquiraz da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O trabalho policial teve apoio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Coordenadoria e Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com base nos levantamentos feitos pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Ao todo, seis homens investigados por homicídios e roubos tiveram mandados de prisão cumpridos na ofensiva.

O intuito da ação foi cumprir mandados de prisão definitiva em desfavor de suspeitos de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e roubo ocorridos na região. Um dos presos foi Paulo Kennedy Ferreira (38), com antecedentes por roubo e crime contra a incolumidade pública. Ele foi localizado em uma comunidade indígena no bairro Iguape. O homem foi investigado por cometer um crime de roubo no ano de 2005, na cidade de Eusébio (AIS 13).

No bairro Baixa Grande, os policiais civis capturaram Raimundo Nonato Marreira de Queiroz (53). Contra ele, havia um mandado de prisão definitivo pelo crime de homicídio doloso. Dando continuidade às diligências, João Evangelista Estevão de Sousa (49), com antecedentes por homicídio doloso e lesão corporal dolosa, foi preso quando estava em um imóvel localizado na Cidade. Contra ele também foi cumprido um mandado de prisão pelo crime de homicídio.

Outro mandado de prisão foi cumprido em desfavor de Iranildo Gurgel Coelho (48). O homem já possuía dez procedimentos por roubo, além de passagens por integrar organização criminosa, associação criminosa, posse e porte ilegal de arma de fogo, receptação, corrupção ativa e falsidade ideológica. Ele já estava cumprindo pena em uma unidade prisional.

Outros dois homens também tiveram mandados cumpridos dentro do presídio. São eles: Bruno Araújo da Silva (27), com antecedentes por tráfico de drogas, associação criminosa, dano, receptação, posse ilegal de arma e posse de drogas, e José Maria da Silva (61), conhecido como “Zé Maria”. Contra o trio que já estava em custódia em uma unidade prisional, foram cumpridos mandados decorrentes de crimes de homicídio doloso. A Polícia Civil segue trabalhando para capturar outras pessoas envolvidas em crimes na região.

A Polícia Civil do Estado do Ceará ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e para o número (85) 9747-7763, que é o WhatsApp da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública e com os representantes das Áreas Integradas de Segurança do Estado no intuito de alinhar as estratégicas de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.