Armas são apreendidas pela PCCE em imóvel ligado à mulher suspeita de homicídios

22 de dezembro de 2020 - 20:34 # # # #

O desdobramento de investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) sobre a atuação de Valesca Teixeira dos Santos (22) e de suspeitos de colaborarem com as atividades criminosas dela resultaram nas apreensões de duas armas de fogo, em um imóvel no município de Beberibe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. A mulher, que foi presa na última sexta-feira (18), em São Paulo, é apontada como responsável por, pelo menos, dez homicídios em Itaitinga (AIS 12), conforme indicam os levantamentos policiais da Delegacia Metropolitana de Itaitinga, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Um trabalho conduzido pelo 30º Distrito Policial (Jangurussu) levou os policiais civis a identificarem uma casa de veraneio, na localidade de Cristais, que seria frequentada por Valesca e por integrantes de um grupo criminoso do qual ela faz parte. No local, os agentes encontraram uma pistola calibre 380 com a numeração raspada, um carregador de pistola, uma espingarda artesanal, 13 munições de calibre 380 e cinco cápsulas deflagradas, além de aparelhos celulares. Quem estava na residência era o caseiro, que não tinha antecedentes criminais.

O homem de 33 anos foi levado para a Delegacia Municipal de Beberibe para a realização de auto de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. As investigações seguem em andamento visando identificar outras pessoas que atuam ou colaboram com as atividades ilícitas ligadas ao grupo criminoso ligado à Valesca Teixeira dos Santos.

Ações anteriores

Na sexta-feira passada (18), no mesmo dia em que Valesca desembarcou em Fortaleza sob custódia de policiais civis da Delegacia Metropolitana de Itaitinga, o 30º DP prendeu Caio Ferreira Castro (18) flagrado com mais de 15 quilos de maconha, além de uma munição de fuzil e outros materiais. O homem, suspeito de integrar o mesmo grupo de Valesca, foi autuado por  tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

No dia 4 de dezembro, a mesma equipe policial já havia apreendido 158 munições dos calibres 12, .40 e 380; além de quase três quilos de maconha e cocaína em um imóvel no bairro Jangurussu (AIS 3) de Fortaleza. Todas as ações fazem parte do aprofundamento das investigações feitas pelo 30º DP.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30° DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.