PCCE captura foragido da Justiça investigado por série de ações criminosas na Capital

21 de setembro de 2020 - 16:02 # # # # #

Um homem suspeito de participação na série de ações criminosas ocorridas no início de 2019 na Capital foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na última sexta-feira (18). Adilson Cordeiro dos Santos (31) foi capturado após levantamento de informações feito pelo 30º Distrito Policial (DP) sobre a localização dele em um imóvel no Conjunto João Paulo II, no bairro Barroso, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Adilson, conhecido como “Neguinho”, estava com mandado de prisão por sentença condenatória pelo crime de tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Condenado a uma pena de reclusão de 11 anos em regime fechado, Adilson também foi preso em flagrante por crime ambiental. No momento da abordagem, os policiais civis apreenderam seis aves da fauna silvestre brasileira que estavam na posse dele. “Neguinho” confessou que fazia comércio ilegal de animais silvestres na região. Ainda durante a ofensiva policial, o suspeito tentou quebrar o aparelho celular para que os agentes não tivessem acesso ao conteúdo do dispositivo. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa, posse de droga e por utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

As investigações acerca da atuação do homem na região apontam que ele exerce papel de chefia na área. Inclusive, na época das ações criminosas, os policiais civis apreenderam um panfleto que teria sido distribuído em nome de “Neguinho”, exigindo a abertura e o fechamento de comércios da área. Além disso, o homem é investigado por ter envolvimento em outras ações criminosas que estão em apuração em outras unidades da Polícia Civil por crimes na região, como homicídios. “Neguinho” já tem duas passagens por tráfico de drogas, uma por homicídio, uma receptação e uma por associação criminosa. Ele também já havia sido autuado por integrar organização criminosa anteriormente.

A Polícia Civil mantém as apurações para identificar a participação de “Neguinho” como integrante de um grupo criminoso e em outros procedimentos policiais nos quais ele é investigado. O homem foi colocado à disposição da Justiça, que converteu a prisão em flagrante em preventiva para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal, conforme decisão judicial.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou para (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30° DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.