Polícia Civil apreende quase 11 kg de maconha durante investigação contra chefe criminoso

2 de setembro de 2020 - 19:07 # # # # # # #

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apresentou, na manhã desta quarta-feira (2), uma ação que resultou na apreensão de quase 11 quilos de maconha, em Fortaleza. O trabalho policial foi o desdobramento da prisão de Francisco Weskley Bento de Lima (30), vulgo “Leleco”, capturado no dia 20 de agosto em uma casa de luxo no Porto das Dunas, em Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. Durante essa mais recente ofensiva, três suspeitos foram presos em flagrante.

Durante as investigações em torno da organização criminosa de “Leleco”, os policiais civis chegaram a um veículo Chevrolet Cobalt que seria utilizado na logística do tráfico de entorpecentes. Após diligências, a Polícia Civil abordou o carro em uma avenida do bairro Parreão (AIS 7) da Capital, nessa terça-feira (1°). Em seu interior estava Jonatas dos Santos Mendes (28). Após revista no carro, a equipe encontrou uma pequena quantidade de drogas. Em depoimento, o homem confirmou que atuava na entrega de entorpecentes.

Depois da primeira captura, os inspetores seguiram até um condomínio no bairro Jacarecanga (AIS 4), onde em um dos apartamentos foi encontrado Gedouglas Lopes da Silva (30). Buscas efetuadas nas dependências do imóvel culminaram na localização de quatro tabletes de maconha. Após dar voz de prisão ao suspeito, os policiais seguiram até outro apartamento, no mesmo condomínio. Lá, eles foram recebidos por John Kildery Ramos Gomes (25), que tentou se desvencilhar do material apreendido ao perceber a chegada da equipe.

Parte da droga foi encontrada em uma rede de proteção após o suspeito tentar arremessá-la para a parte externa do imóvel. Em continuidade às buscas, os agentes encontraram em um cômodo do mesmo apartamento, seis tabletes de maconha, quatro balanças de precisão e um caderno com anotações oriundas do tráfico de drogas. No total, foram onze tabletes pesando 10,7 quilos.

O trio foi encaminhado à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os trabalhos policiais seguem em andamento no intuito de desarticular toda a cadeia hierárquica da organização criminosa de “Leleco”.

Prisão no Porto das Dunas

Os levantamentos policiais indicam que os entorpecentes apreendidos pela Draco, nessa segunda-feira, advinham do esquema criminoso comandado por “Leleco”. O homem é investigado por integrar um coletivo criminal e era tido como “Conselheiro de Guerra” pelos comparsas. No dia da sua prisão, os policiais constataram que contra ele havia ainda um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio. As investigações da delegacia especializada apontam ainda que ele era o responsável pelo ordenamento de mortes e também pela distribuição e venda de drogas na comunidade conhecida por “Oitão Preto”, no bairro Moura Brasil (AIS 4).

Leia mais:

Suspeito de ordenar homicídios e comandar o tráfico para organização criminosa é preso em casa de luxo pela Polícia Civil

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantido