Polícia Civil identifica mulher suspeita de receptar aparelho celular roubado na Capital

17 de agosto de 2020 - 18:50 # # # #

Equipes do 5º Distrito Policial (Parangaba) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) identificaram e prenderam em flagrante delito uma mulher suspeita de receptar um aparelho celular roubado, em maio deste ano, na Capital. A suspeita compareceu à unidade policial, prestou depoimento aos policiais civis e foi autuada em flagrante por receptação. O aparelho celular foi restituído à vítima.

Os policiais civis chegaram ao celular roubado a partir de investigações, em andamento, acerca de golpes de estelionato utilizando celulares para a prática de crimes em ambiente virtual. Uma mulher de 25 anos foi intimada a comparecer à delegacia para prestar depoimento. Foi dessa forma que os agentes conseguiram comprovar que o celular, que ela portava, coincidia com o aparelho roubado em maio último na Capital. O Boletim de Ocorrência (BO) do roubo foi registrado na delegacia pela vítima.

Diante das evidências que caracterizam o crime de receptação, a mulher foi autuada em flagrante sob a suspeita de ter adquirido produto de crime. Em depoimento, ela revelou que comprou o celular em um site de vendas na internet e não sabia que se tratava de um produto roubado. Ela também negou sua participação na outra investigação, que apura golpes que seriam feitos a partir do celular apreendido. A mulher pagou R$ 4 mil de fiança e vai responder em liberdade. O dono do dispositivo móvel foi comunicado do aparelho recuperado. Ele pôde reaver o bem.

Boletim de Ocorrência

A Polícia Civil orienta as vítimas de roubo ou furto de celular a se dirigirem a uma unidade policial para realizar um Boletim de Ocorrência (BO) ou registrarem na Delegacia Eletrônica (Deletron). Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrição.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em um local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o BO.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o (85) 3101-2948, do 5º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.