Mulher é presa suspeita de pedir dinheiro para agilizar processos judiciais em Fórum

21 de julho de 2020 - 18:43 # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Metropolitana de Horizonte com apoio da Metropolitana de Caucaia, culminou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher pelo crime de exploração de prestígio. A mulher é investigada por solicitar dinheiro a pessoas com a intenção de influenciar na decisão de um magistrado e de uma promotora do Ministério Público no Fórum de Horizonte. Ela alega proximidade com as autoridades para enganar as vítimas. A captura aconteceu, na tarde dessa segunda-feira (20), em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

De acordo com as investigações da Delegacia Metropolitana de Horizonte, Geisiane Pereira de Araújo (25) abordava as vítimas dentro do Fórum, alegando ser próxima de um magistrado e de uma promotora de Justiça em Horizonte. Ela afirmava que conseguia dar celeridade aos processos judiciais e também de alvarás de solturas dos custodiados. As vítimas pagavam quantias variadas em espécie para a obter supostos benefícios advindos da proximidade que Geisiane teria com as autoridades.

Com base nas investigações da Polícia Civil, Geisiane Pereira, sem antecedentes criminais, foi localizada no bairro Cigana e presa. Ela foi encaminhada para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde o mandado de prisão preventiva pelo crime de exploração de prestígio foi cumprido. A Polícia Civil continua investigando o caso com objetivo de identificar outras vítimas da mulher.

O que diz a Lei?

O Código Penal descreve o crime de exploração de prestígio quando o agente solicita ou recebe dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha. O crime tem pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Denúncias

A Polícia Civil segue investigando o caso no intuito de identificar o envolvimento de outras pessoas no delito. A unidade policial disponibiliza um número de telefone para o recebimento de denúncias que auxiliem os trabalhos de investigação. As informações podem ser passadas para o número (85) 3336-6164, da Delegacia Metropolitana de Horizonte. O sigilo e o anonimato são garantidos.