Ações da Polícia Civil resultam na recuperação de 32 celulares roubados e furtados

29 de junho de 2020 - 18:28 #

Com o objetivo de coibir o comércio de celulares roubados e furtados, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recuperou 32 aparelhos celulares entre os meses de maio e junho deste ano, em Maracanaú, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. As ações foram desencadeadas por equipes do 20° Distrito Policial (DP).

Após analisar os Boletins de Ocorrência (BOs) de roubos e furtos de celulares, registrados na unidade policial que cobre a região e, por meio de Boletins Eletrônicos de Ocorrência (BEOs), registrados na Delegacia Eletrônica (Deletron), os policiais civis passaram a diligenciar com o intuito de identificar onde e quem estava com os celulares.

No decorrer das apurações, os policiais civis descobriram que as pessoas que estavam em posse dos celulares em investigação eram consumidores que haviam adquirido o produto e não tinham conhecimento sobre a procedência dos aparelhos. Após o trabalho policial, os proprietários dos celulares foram comunicados e tiveram os bens restituídos.

A PCCE alerta ainda que a população não compre objetos sem nota fiscal, uma vez que esses produtos podem ser oriundos de roubos ou furtos, o que configura crime de receptação, cuja pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Desconfie também se o aparelho oferecido a você estiver sendo ofertado por um valor abaixo do mercado.

Denúncias

A Polícia Civil reforça a importância do registro de BO, por parte das vítimas, para dar continuidade a investigações sobre roubo e furto de celulares. O registro pode ser feito em qualquer delegacia. A população de Maracanaú também pode contribuir repassando informações que possam ajudar nos trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-2942, do 20º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips. Anote e guarde os números em local seguro. Se for vítima de roubo ou furto, não se esqueça de mencionar a numeração na hora de registrar o Boletim de Ocorrência.