Inspetor da Polícia Civil e intérprete de libras auxilia em atendimentos de pessoas com surdez na região do Maracanaú

29 de abril de 2020 - 18:53 # # # # # # #

Tornar a comunicação da comunidade surda com os procedimentos policiais mais acessível e eficiente e, assim, ajudar no trabalho policial. Com esse objetivo, o inspetor da Polícia Civil do Estado de Ceará (PCCE) Eliel de Sousa Freitas, lotado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Maracanaú, teve a iniciativa de por em prática seu conhecimento na tradução em Línguas Brasileiras dos Sinais (Libras) na região do Maracanaú e adjacências, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Ao perceber a dificuldade de comunicação de grande parte das pessoas com deficiência auditiva, o inspetor passou a ajudá-las a se expressarem em atendimentos nas delegacias da região. Desde 2014, Eliel, com formação acadêmica em pedagogia e especializações como intérprete de libras, facilita essa interação. Ele também é requisitado pelo Poder Judiciário em algumas ocasiões para auxiliar na interpretação da linguagem dos sinais.

Quando solicitado, o inspetor acompanha as pessoas com problemas de surdez na realização de procedimentos policiais como boletim de ocorrência (BO), inquérito policial (IP) e outras demandas. Em todas as oitivas, ele assina e se responsabiliza pela interpretação. Só não pode interpretar quando ele é o condutor da ocorrência devido à imparcialidade que a tradução requer. Ele relata que apenas uma vez prendeu uma pessoa com surdez.

Para a auxiliar de produção, Fernanda Castro (37), com deficiência auditiva, é muito importante a presença de um policial intérprete de Libras na delegacia. “Antes encontrava dificuldade, pois encontrava barreira na comunicação, nem entendia e nem fazia me entender. E isso aconteceu com vários amigos surdos, que deixaram de procurar a polícia porque não existia quem os entendesse, por isso é de suma importância a presença do interprete. “, afirma. Já para Lidiane do Nascimento, ex-vice presidente da Associação dos Surdos de Maracanaú, a presença do interprete na Delegacia favorece os esclarecimentos das informações repassadas e recebidas e impede injustiças. “Muitas vezes os surdos tinham que levar familiares que não dominam a Libras e que por algum interesse no conflito, levavam suas opiniões pessoais e não do próprio surdo. A maioria dos surdos não domina o português escrito e, às vezes por vergonha de admitir essa condição, assinava mesmo não compreendendo. A presença do policial intérprete traz clareza para o surdo e para a autoridade policial “, enfatiza.

O inspetor e intérprete de libras, já recebeu uma homenagem pelo diferencial do seu trabalho no dia do servidor da segurança pública do município de Maracanaú no ano passado. “A presença do intérprete de Libras garante a esse público acessibilidade aos serviços oferecidos e permite a interação com a Polícia Civil”, relata Eliel.

A Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Contato

Telefone (85) 3371-7835, da Delegacia de Defesa da Mulher de Maracanaú.