Polícia Civil divulga orientações para servidores com suspeita de Covid-19
23 de abril de 2020 - 18:32 #COVID-19 #Damps #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), divulga, nesta quinta-feira (23), algumas instruções que deverão ser tomadas pelos policiais civis, como medida para enfrentamento e contenção da infecção humana provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
A PCCE solicita que os policiais que apresentarem algum sintoma que sugira infecção por COVID-19 sigam as seguintes instruções para evitar qualquer tipo de contágio:
1. Enviar uma mensagem via WhatsApp com o texto “Suspeita Covid-19” para os números (85) 98689-2426 ou (85) 98878-8352. Em seguida, o policial receberá um formulário a ser respondido e devolvido, via WhatsApp, para imediato acompanhamento da equipe do Damps.
2. O policial deverá permanecer em casa, em isolamento social, e deverá informar ao delegado titular de onde está lotado, que irá comunicar ao respectivo diretor imediato, para avaliação do Damps.
3. A equipe do Damps entrará em contato com o policial que apresentou sintomas, recomendando e registrando isolamento social mediante a informação de um número de protocolo;
4. Este número deverá ser imediatamente informado ao delegado titular, que informará ao respectivo diretor, que deverá retirá-lo da escala até cessarem todos os sintomas, que podem variar de 3 a 14 dias, ou conforme divulgação em Boletim Epidemiológico do Estado, visto o comportamento epidemiológico do vírus;
5. A equipe do Damps fará o monitoramento dos casos por telefone a cada 48 horas; os casos recomendados de isolamento social serão comunicados à direção superior diariamente por meio de relatórios.
6. Passado o período de isolamento, o policial será novamente monitorado pela equipe do Damps, que obedecendo aos protocolos, publicará a recomendação para retorno à escala de serviço;
A Polícia Civil como uma instituição cidadã, espera que todos possam colaborar com o cumprimento deste protocolo com a finalidade de monitorar os casos de maneira eficiente, o que possibilitará a assertiva tomada de decisões.