Responsável por fábrica de falsificação de álcool em gel é autuado na RMF

27 de março de 2020 - 16:26 # # #

Uma rápida ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 20º Distrito Policial (DP), resultou, ontem (24), na prisão de um homem responsável pela fabricação de álcool em gel falsificado e no fechamento da fábrica. A ação policial ocorreu no bairro Conjunto Jereissate I, localizado no Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

Na tarde de ontem (24), policiais do 20º DP receberam uma denúncia anônima a qual afirmava que um homem estaria realizando entregas de álcool em gel adulterado na Rua Taguá, no bairro Acaracuzinho, que fica no Maracanaú – Região Metropolitana de Fortaleza. Ao chegarem no local indicado, os policiais avistaram um carro de cor prata em atitude suspeita.

Ao realizarem a abordagem, eles encontraram no interior do veículo um homem e uma mulher. Buscas foram realizadas no carro e os agentes de segurança localizaram três caixas. E nelas havia diversos frascos contendo um produto parecido com álcool em gel e que aparentava ser falsificado. Quando questionados sobre a origem do produto, a dupla informou que realizava apenas entregas e que tinham adquirido o produto com um homem chamado Robert Kelly Teixeira da Silva, no bairro Conjunto Jereissate I.

Imediatamente os policiais se dirigiram ao endereço indicado, onde localizaram o homem suspeito. Ao realizarem buscas, os agentes encontraram o material ilícito. O local clandestino funcionava em um dos cômodos de um bar e barbearia. Lá, os policiais civis localizaram dezenas de embalagens plásticas e rótulos, além dos produtos usados como matéria prima para a confecção do álcool em gel falsificado.

O capturado se trata de Robert Kelly Teixeira da Silva (39), sem antecedentes criminais. Quando questionado sobre a fabricação do produto adulterado, o homem confessou que o estava “fabricando” com etanol (álcool combustível), que é tóxico para a pele humana, misturado a outra substância.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado ao 20º DP, onde foi autuado em flagrante por Crime contra a incolumidade pública. O homem e a mulher que realizavam as entregas foram detidos, ouvidos na unidade policial e posteriormente foram liberados. Na delegacia foi constatado que a dupla não sabia que os produtos que entregavam eram falsificados, portanto, não cometeram crimes. O preso se encontra à disposição da Justiça. A Polícia Civil mantém as investigações sobre o caso.

O que diz a lei?

Art. 273 do Código Penal – Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais:

Parágrafo 1º-A – Incluem-se entre os produtos a que se refere este artigo os medicamentos, as matérias-primas, os insumos farmacêuticos, os cosméticos, os saneantes e os de uso em diagnóstico.

Com pena prevista de reclusão, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, e multa.

A Polícia Civil do Ceará reforça a importância da população repassar informações sobre crimes que tenha conhecimento. As denúncias podem ser realizadas por meio do 181, o Disque-Denúncia, ou do 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ambos da Secretária da Segurança Pública e Defesa Social. As denúncias podem ser realizadas ainda pelos telefones das delegacias existentes no Estado. O sigilo e o anonimato são garantidos.