Ação de profissionais da segurança e da saúde do Ceará resulta na localização de britânico que estava desaparecido em Fortaleza

26 de fevereiro de 2020 - 16:40 # # # # # #

Um trabalho de diversos profissionais de órgãos da segurança pública e da saúde do Ceará resultou na localização de um britânico que estava desaparecido em Fortaleza. Na manhã deste domingo (23), o jovem de 19 anos foi encontrado no Terminal de Ônibus de Messejana, por homens do Exército Brasileiro. Imediatamente, os militares fizeram contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e conduziram o estrangeiro para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde funciona a 12ª Delegacia do DHPP, unidade especializada em apurar casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza.

O britânico estava desaparecido desde a última quinta-feira (20), quando fugiu da sala de observação do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana. O desaparecimento foi registrado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que comunicou à 12ª Delegacia. A partir de então, a 12ª Delegacia acionou uma rede de parceiros da segurança pública e da saúde, tanto do Município de Fortaleza, quanto do Governo do Estado. Um cartaz com os dados pessoais e informações sobre o estrangeiro foi confeccionado e divulgado amplamente nos perfis oficiais da unidade no Facebook e no Instagram, e rapidamente ganharam destaque em outras páginas e grupos em redes sociais.

De acordo com os levantamentos da Deprotur, o turista chegou a Fortaleza, no sábado (15), via Aeroporto Internacional de Fortaleza, e deu entrada em um hostel na cidade. Na última terça-feira (18), o jovem foi encontrado em alto mar por pescadores e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Pirambu. Após atendimento clínico e duas tentativas de fuga, o britânico foi levado para o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), na quinta (20), em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi avaliado por uma equipe médica da unidade na língua nativa dele e ficou constatado que o paciente não estava orientado, sendo necessário receber medicação e ficar em observação.

O Serviço Social da unidade de saúde imediatamente entrou em contato com uma amiga do irmão do paciente, que estava ajudando os familiares a localizá-lo. Foi feito contato também com a Deprotur e Consulado Britânico do Rio de Janeiro, que presta assistência ao Nordeste do Brasil. Os familiares foram informados sobre o diagnóstico do paciente. Medidas administrativas de prevenção e segurança foram reforçadas no hospital após a fuga do paciente. O HSM ressalta que está apurando o ocorrido.

Delegacia de pessoas desaparecidas

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode comparecer a qualquer delegacia, com foto, e fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida. A comunicação também pode ser feita pela Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa. [http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/]

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o número (85) 9111-7498, o WhatsApp do DHPP, para onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

Serviço:

12ª Delegacia do DHPP