Polícias Civil e Militar auxiliam em operação de combate a grupo criminoso no Ceará

18 de dezembro de 2019 - 19:26 # # # # #

As Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE) deram auxílio aos trabalhos de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados à operação “Reino de Aragão”, deflagrada nesta quarta-feira (18), no Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Paraná. As ações são fruto de investigação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o objetivo de desarticular chefes de organização criminosa responsáveis pela ordem e execução de crimes contra prédios públicos e veículos, no mês de setembro deste ano no Ceará. A ofensiva também contou com efetivo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Detalhes da operação foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, na sede da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, em Fortaleza.

A coletiva contou com a presença do delegado da Polícia Federal e chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, Samuel Elânio de Oliveira Júnior; do promotor de Justiça e membro do Gaeco, Rinaldo Janja; do chefe regional da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DRCOR) da Polícia Federal (PF) no Ceará, Paulo Henrique Oliveira Rocha; do titular da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegado Antônio Pastor; e do oficial do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Luiz Martins.

“O importante a se ressaltar dessa operação é o recado que é dado aqui. Além da integração entre as forças, nada será esquecido. Toda vez que acontece uma operação mais elementos vão chegando e mais operações serão montadas. Então pode até demorar, mas será o tempo necessário para poder fundamentar aquela prova. Cedo ou tarde, nós vamos chegar a esses criminosos que insistem em tirar a tranquilidade da população”, reforça o delegado Antônio Pastor, titular da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), sobre a importância do trabalho integrado.

Ofensiva policial

Os agentes da segurança pública deram cumprimento a 31 mandados de prisão preventiva e outros 20 mandados de busca e apreensão em alvos identificados na investigação. Os mandados de prisão foram expedidos em desfavor de pessoas envolvidas diretamente nas atividades da organização criminosa, inclusive algumas que se encontram presas nas penitenciárias federais de Mossoró (RN) e Catanduvas (PR) e em presídios estaduais do Ceará e da Paraíba. Entre os presos, está Ednal Braz da Silva (46), conhecido como “Siciliano”, apontado como um dos fundadores da organização criminosa responsável pelos ataques no Ceará, além da advogada Elisângela Maria Mororó (46), presa em novembro deste ano, pelo CPChoque, em Catarina, no Interior do Ceará.

Ação deflagrada após investigações da Draco resulta na identificação de chefe criminoso

Advogada e membros de organização criminosa são presos por tráfico de drogas em Catarina

Aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e do Comando de Aviação Operacional (CAOP) da PF deram apoio às ações policiais.

Segundo as apurações colhidas no curso das investigações, as ações do grupo criminoso foram praticadas sob determinações de chefes que já estavam presos. As ordens eram planejadas por eles e executadas por outros integrantes da mesma organização criminosa que se encontravam em liberdade. Os investigados responderão, conforme suas condutas, pelos crimes de dano, incêndio, participação em organização criminosa e outros que forem verificados nas investigações.

Trabalho contínuo

A operação desencadeada hoje é decorrente do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública, cujas prisões foram iniciadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi responsável pelas capturas de nove integrantes da organização criminosa que exerciam a função de chefia. São eles:

1. 19 de setembro de 2018: Marcos da Silva Pereira (38), o “Marquim Chinês”, preso em Caucaia (CE);

2. 10 de outubro de 2018: Marcos André Silva Ferreira (24), o “Branquinho”, preso em Fortaleza (CE);

3. 18 de dezembro de 2018: YagoSteferson Alves dos Santos (26), o “Yago Gordão”, preso em Natal (RN);

4. 12 de abril de 2019: Francisco de Assis Fernandes da Silva (43), o “Barrinha”, preso em Recife (PE);

5. 13 de abril de 2019: Francisco Tiago Alves do Nascimento (33), o “Tiago Magão”, preso em Recife (PE);

6. 10 de maio de 2019: Antonio Iago da Silva (26), o “Magnata”, preso em Mossoró (RN);

7. 10 de maio de 2019: Carlos Sérgio Galdino Facó (35), o “Morada”, preso em Mossoró (RN);

8. 10 de maio de 2019: Dhelk Vieira Silvestre (29), preso em Mossoró (RN);

9. 19 de setembro de 2019: Suelito Borges de Sousa (37), conhecido “Sb” ou “Rei da Colômbia”, preso em Jaboatão dos Guararapes (PE).

*Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará.