Operação conjunta do MPCE, SSPDS e Polícia Civil cumprem diversos mandados de prisão

17 de outubro de 2019 - 22:38 # # # #

Em uma ação de combate ao crime organizado, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Coordenadoria de Inteligência (COIN) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deflagraram na manhã desta quinta-feira (17), duas operações que tem como alvo organizações criminosas que atuam na Região Metropolitana de Fortaleza. As operações tiveram ações em Fortaleza, Maracanaú e no interior do Estado de São Paulo. As ações são referentes as Operações Saratoga e Jericó II.

Ao todo, foram cumpridos 51 mandados de prisão. Destes, foram 13 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão cumpridos em Fortaleza, dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Caucaia, um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão em Maracanaú. Já em São Paulo, foram cumpridos outros dois mandados no município de Taubaté. Foram cumpridos ainda oito mandados no sistema prisional do Ceará e um mandado no sistema prisional federal. Outros seis mandados seguem em aberto, tendo em vista que os suspeitos das praticas ilícitas seguem foragidos.

A operação Saratoga II teve início em junho de 2019 e contou com um contingente de 70 policiais civis. As ações ocorreram em todo o Estado, e teve como alvo uma organização criminosa que atua na capital cearense. Sendo sua principal fonte ilícita, o tráfico de drogas e homicídios relacionados ao tráfico de entorpecentes. Já em agosto deste ano, foi realizada a operação Jericó, que cumpriu cerca de 35 mandados de prisão, em Fortaleza e em outras sete cidades.