Policial civil ministra palestra de identificação de substâncias entorpecentes em curso promovido pela Aesp

6 de setembro de 2019 - 20:31 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), disponibilizou um servidor para ministrar uma palestra sobre identificação de substâncias entorpecentes. A capacitação aconteceu, na tarde dessa quarta-feira (4), no auditório da especializada, em Fortaleza. A palestra faz parte das disciplinas referentes ao II Curso de Detecção de Substâncias e é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

A palestra sobre identificação de substancias entorpecentes foi conduzida pelo inspetor de polícia civil, Jair Maia, do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD, e contou com a participação de 28 profissionais, sendo 25 policiais militares do Ceará, um policial civil do Ceara, um policial militar de Sergipe, além de um militar do Exército Brasileiro.

A capacitação contou com a participação dos policiais militares da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O objetivo desse curso é preparar os “cachorreiros”, policiais que atuam na companhia de cães adestrados, nos treinamentos e nas operações com cães.

Durante o curso, os agentes de segurança contarão com um conteúdo didático e práticas que incluem a identificação de substâncias entorpecentes pelos cães no auxílio dos militares. Dentre os temas abordados estão: os aspectos legais das substâncias entorpecentes, histórico do uso de substâncias entorpecentes, testes para constatação de substâncias entorpecentes, procedimento de requisição e cautela de substâncias entorpecentes para fins de treinamento K9 e substâncias sintéticas para treinamento K9 (Scientelogix e Nose-mp).

Saiba mais sobre o NOC

O Núcleo de Operações com Cães (NOC) da DCTD foi inaugurado no dia 28 de junho deste ano e conta com o efetivo de três cães, sendo dois cachorros da raça pastor belga malinois e um labrador, todos adestrados e prontos para o trabalho policial. Além dos cães, o núcleo é composto por cinco policias civis, que são treinadores e condutores de cães de faro. Os policiais foram formados nos cursos de Cinotecniae de Detecção de Substâncias da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), além de terem feito o curso de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).