SSPDS abre chamada para publicação de artigos na revista Segurança em Foco

7 de agosto de 2019 - 09:05 # # #

Segue até o próximo dia 10 de setembro deste ano, o prazo para autores interessados em participar da seleção de trabalhos científicos a serem publicados na segunda edição da revista Segurança em Foco. A publicação acadêmica é uma iniciativa pioneira da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) e tem periodicidade semestral. Os interessados devem enviar uma cópia digital de artigos inéditos e/ou originais para o e-mail revistacientificasegurancaemfoco@sspds.ce.gov.br. É permitida a publicação dos artigos já apresentados em eventos acadêmicos, no Brasil ou no exterior, desde que não ultrapassem um ano de sua divulgação original. Podem participar da seleção os profissionais do Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará, pesquisadores da área e convidados.

A revista receberá trabalhos contendo artigos com reflexão teórica, relatos de experiência e estudos de caso, com foco nas seguintes linhas de pesquisa: tecnologia e gestão em segurança pública, aspectos legais e normativos das instituições de segurança pública, fatores indutores e/ou redutores da criminalidade e da violência, responsabilidade social e/ou estatal na segurança pública, valorização (saúde, formação, qualidade no trabalho, remuneração etc.) do profissional de segurança pública e programas, ações e projetos exitosos em segurança pública.

Cada autor poderá submeter até dois trabalhos por volume publicado, na condição de autor ou coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo quatro autores. Após a submissão do artigo, não será aceita a troca, retirada ou inclusão de autores. As ideias, opiniões emitidas, conteúdo, citações, referências, titularidade e originalidade dos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião dos conselhos Diretor, Editorial e Consultivo da Revista. Os artigos podem apresentar resultados de trabalhos de investigação, de reflexão teórica e metodológica, estudos de caso e/ou relatos de experiência, contendo entre oito e dez páginas (inclusas as de referências).

Os trabalhos deverão ser enviados ao Conselho Editorial, com identificação completa, e acompanhados de ficha de identificação dos autores, contendo nome completo, função, instituição de origem, telefone(s), e-mail, titulação e formação. Os arquivos devem ser enviados separadamente, por meio do endereço eletrônico: revistacientificasegurancaemfoco@sspds.ce.gov.br, até o dia 10 de setembro de 2019. Para ter acesso a todos os critérios da seleção, acesse o edital pelo link abaixo:

Publicação pioneira no Brasil

A primeira edição da revista Segurança em Foco foi lançada no último mês de maio, como parte das comemorações aos 22 anos da criação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). O órgão lançou a primeira edição da revista científica, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A publicação é uma iniciativa inédita no País entre secretarias da segurança pública e reúne artigos de estudiosos e profissionais da forças de segurança do Estado que abordam e aprofundam diversas temáticas relacionadas à segurança no Ceará.

SSPDS lança revista científica inédita no Ceará com artigos sobre segurança pública