Forças de segurança capturam suspeito de participar da morte de sargento da PM

15 de julho de 2019 - 18:22 # # # # #

Em uma reposta rápida à sociedade e com a integração entre as forças de segurança, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de composições do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP), além de policiais dos serviços de inteligência, realizaram a prisão de um homem suspeito de participar do latrocínio que vitimou o 1º sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Alveni da Silva (49). O crime aconteceu, nesse domingo (14), no bairro Siqueira, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), em Fortaleza. Além da prisão do homem, um comparsa dele em outras ações criminosas foi capturado por força de um mandado de prisão em aberto por roubo. Um revólver calibre 32 utilizado no crime contra o PM foi apreendido. Os detalhes da ação policial foram apresentados em coletiva de imprensa, na sede do DHPP, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

Os profissionais da segurança pública iniciaram as buscas pelos suspeitos ainda, na madrugada do domingo (14), com a realização dos primeiros levantamentos acerca do crime. As diligências resultaram na identificação dos três envolvidos no latrocínio e na captura de um deles. Os agentes prenderam Maurício Santos Moura (20), sem antecedentes criminais. Com ele, a Polícia apreendeu um revólver calibre 32 com cinco munições. O homem confessou a participação no crime e relatou que a arma apreendida é uma das armas utilizadas na ação. Ele afirmou ainda que atirou contra o policial, porém o revólver calibre 32 apresentou defeito e não disparou.

Logo nas primeiras horas após o ocorrido, os policiais conseguiram capturar Jefferson Oliveira de Matos (24), o “Bradock”, com passagens por roubo, posse de drogas e tráfico de drogas. Foi verificado também que o suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por roubo, desde o dia 10 de julho deste ano. No momento em que percebeu a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir, mas foi preso.

No DHPP, Maurício foi autuado em flagrante pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Já contra “Bradock” foi cumprido o mandado de prisão. As Polícias Civil e Militar continuam empregando esforços para capturar os outros envolvidos na ocorrência, bem como mantém diligências no sentido de localizar a arma utilizada no crime e recuperar a arma do policial.

O crime

Conforme as apurações, o militar foi abordado na Estrada do Jatobá, situada no bairro Siqueira, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). O sargento reagiu à ação dos bandidos e foi alvejado com dois tiros. A arma do policial foi levada pelos criminosos. O sargento Alveni trafegava em uma motocicleta no momento em que foi vítima da emboscada armada pelos suspeitos que tinham a intenção de roubá-lo, como apontam as investigações. O militar foi o único agente de segurança vítima de CVLI em 2019.

Foragidos

Fernando de Sousa Pereira (22), com passagem por tráfico de drogas, e Antonio Marcos da Cunha Santos (20), o “Marquinhos”, com passagem por roubo e também com mandado de prisão em aberto por roubo, foram identificados e são procurados pelo crime. “Marquinhos” é apontado como executor e responsável por subtrair a arma do policial militar, conforme apuração. A 11ª Delegacia do DHPP é a unidade responsável por investigar crimes contra agentes da segurança no Ceará.

Resposta rápida

Criada em abril de 2017, como parte da estrutura do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a 11ª Delegacia concentra seus esforços em investigações de crimes contra profissionais da segurança pública. Em 2018, foram instaurados 32 inquéritos policiais, destes 30 tiveram autoria delitiva conhecida, o que representa 93,8% de resolutividade dos casos registrados na unidade. No ano de criação, o índice da especializada atingiu 85%. Em 2019, apenas um inquérito foi aberto, com a identificação de todos os partícipes.

Nota de pesar

A SSPDS e todas as suas vinculadas, em especial a PMCE, se solidarizam com a família do policial. O militar ingressou nas fileiras da Polícia Militar, no dia 18 de outubro de 1993. Desde então, desempenhou seu trabalho com dignidade em prol da segurança do povo cearense. Atualmente, estava lotado na 1ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Guarda Externa de Presídios (BPGEP).

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã (15) o comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, lamentou a perda do profissional. “Lamentamos profundamente a morte de um excepcional profissional, que tem uma folha de bons serviços prestados à Instituição”, manifestou-se. “Ninguém vai descansar enquanto não capturarmos todas as pessoas que tenham de alguma forma contribuído para que o crime ocorresse”, completou o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira.

A população pode ajudar os trabalhos de investigação da Polícia repassando informações que ajudem localizar os suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807‬, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498‬, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬