DHPP realiza operação na AIS 02 e prende nove homicidas

5 de julho de 2019 - 18:26 # # #

Em mais uma ação qualificada, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), capturou, na manhã desta sexta-feira (5), nove suspeitos de homicídio com atuação na Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02) de Fortaleza – que compreende os bairros Bom Jardim, Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II, Genibaú, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira. Os detalhes da operação policial foram apresentados, em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, na sede do DHPP.

Foram presos: Lucivaldo Ramos da Silva (27), que já responde por tráfico e associação para o tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo; Haison Nunes de Sousa (23), que já responde a cinco procedimentos policiais por roubo, tráfico de drogas e ameaça; Pedro Henrique de Meneses Barros (23), que já responde por roubo e furto; Antônio Charles Temoteo da Silva (31), que já responde por roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo, além de Bruno Barbosa da Silva (21), Thiago Victor Coelho de Sousa (27), Marden Rios da Penha (26), Clébio Henrique Cavalcante Ramos (23) e Taynara Pamela de Oliveira Mendes (21), que não registravam antecedentes criminais anteriores ao homicídio.

Todos os presos são suspeitos da participação no homicídio de Ana Kelly Bispo da Silva (14), ocorrido em maio deste ano. Conforme o delegado Márcio Lopes, titular da 2ª delegacia do DHPP e responsável pelas investigações, o grupo arquitetou a morte da adolescente por suspeitar que a mesma teria subtraído parte da droga que era comercializada por eles. Após as capturas, o grupo foi conduzido para a sede do DHPP, onde prestaram depoimentos e ficaram à disposição da Justiça. A Polícia Civil mantêm as investigações no sentido de identificar comparsas dos presos e outros crimes cometidos por eles.

O diretor do DHPP, Leonardo Barreto, explicou a importância da operação realizada nesta sexta-feira. “A ação exitosa de hoje resultou na captura de nove indivíduos, envolvidos em crimes graves, como homicídios, latrocínios, tráfico de entorpecentes. Essas ações foram concentradas na AIS 02, em microrregiões, em que nosso observatório criminal apontava como de alto potencial criminoso. São ações decorrentes de diretrizes repassadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, através do nosso secretário, André Costa, e do delegado geral, Marcus Rattacaso, que une tecnologia e o uso da inteligência policial. Essa interação que nós reputamos é responsável pela eficiência dessas ações e permite que nós façamos operações como essa, de modo focado, de maneira cirúrgica, com técnica e 100% de aproveitamento. Isso garante que o cidadão dessas regiões possa ter mais liberdade. É a Polícia Civil trabalhando com inteligência, com tecnologia, gestão e de modo incansável para uma maior proteção e livre fruição dos direitos e garantias fundamentais para o cidadão de bem”, pontuou Leonardo.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807‬‬, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498‬‬, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬‬‬