Material furtado por estrangeiros em hotéis de Fortaleza é localizado pela Polícia Militar

4 de julho de 2019 - 18:51 # # # #

Horas após a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) divulgar a imagem de um casal suspeito de cometer furtos em hotéis em Fortaleza, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recebeu, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a localização de onde estariam os pertences subtraídos por eles. O material foi localizado em uma pousada onde o casal estava hospedado, porém, durante a prisão em flagrante, os estrangeiros não quiseram revelar o endereço.

A Polícia Militar foi acionada para ir a uma pousada situada na Avenida Cesar Cals, no bairro Praia do Futuro, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Lá, os policiais tiveram acesso franqueado por uma funcionaria do estabelecimento comercial, que confirmou que o casal estava hospedado em um dos quartos. Os policiais apreenderam vários bens, entre eles quatro notebooks, caixa de som, óculos de sol e bolsas femininas. A Polícia Civil investiga agora a procedência de todo o material.

Entenda o caso

Uma ação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Proteção ao Turismo (Deprotur), resultou nas prisões de três suspeitos de furtos em hotéis em Fortaleza, sendo dois estrangeiros e um paraense. A operação teve início no último dia 20 e finalizou nessa segunda-feira (1º).

Na última segunda feira (1º), foram capturados a argentina Angelina Yamilet de La Cruz Cerrospi (24) e o uruguaio Marcos Andres Munoz Aguilar (34). A dupla foi presa após investigações desenvolvidas pela especializada. O casal é suspeito de praticar três furtos em hotéis nos últimos dias.

Conforme as investigações policiais, a dupla é moradora da cidade de São Paulo e havia chegado em Fortaleza, na última semana, para ficar o período de alta estação e cometer os delitos. “Eles estavam começando a praticar os furtos em Fortaleza. Fazia pouco tempo que eles tinham chegado e já começaram a fazer os furtos, porém agimos rápidos e conseguimos capturá-los antes deles cometerem mais crimes”, explicou Roberta.

Roberta explicou ainda que aprofunda as investigações no sentido de confirmar a identidade do uruguaio preso, visto que existem suspeitas dele está utilizando nome falso. Além de descobrir outros crimes praticados pelo casal.

Outro preso

Além do casal, a Polícia prendeu outro homem suspeito de cometer crimes semelhantes. Trata-se do paraense Carlos José Queiroz da Costa (55), que estava com três mandados de prisão em aberto – oriundo dos estados do Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – todos pelos crimes de furto. Carlos José é investigado em 18 inquéritos policiais que tramitam na Deprotur. O homem foi capturado, por policiais militares, em uma residência no bairro Pirambu, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, no último dia 28.

Os policiais militares chegaram até o suspeito após troca de informações com policiais civis da especializada que o investigavam. “Carlos José é bastante experiente nesse tipo de crime. Ele tanto furta hóspedes durante o café da manhã, enquanto as vítimas estão distraídas, como também consegue entrar nos hotéis se passando por cliente e arromba as portas dos quartos, levando os bens das vítimas”, revelou Roberta.

A delegada explicou ainda que um dos crimes mais recente cometido por Carlos, trata-se do furto ocorrido em um hotel no bairro Meireles no dia 15 de junho. Na ocasião, pai e filha vieram a Fortaleza para que a jovem prestasse vestibular para medicina. Conforme o registro da vítima, ele saiu com a filha para fazer um passeio e, ao retornar, encontraram o quarto do hotel aberto e os objetos revirados. Foram levadas roupas, acessórios de cosméticos, óculos de grau e uma mochila da estudante. Também foi subtraído o cofre que estava no quarto.

Canais de denúncia

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre os presos. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3101-2488, da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬