DHPP do Ceará captura suspeito de homicídio foragido do Amazonas

4 de julho de 2019 - 18:37 # # #

Ações qualificadas desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), resultaram nas capturas de seis suspeitos de homicídios, entre eles um foragido do estado do Amazonas. Também foram cumpridos cinco mandados de prisão contra suspeitos que já estavam detidos por outros delitos. As ofensivas foram realizadas nos últimos dez dias em Fortaleza. Os detalhes das prisões foram divulgados, nesta quinta-feira (4), em entrevista coletiva, na sede do DHPP, em Fortaleza.

Um dos presos trata-se do amazonense Anderson Barbosa Felipe (34), vulgo “Peruca”, capturado, na última terça-feira (2), em Fortaleza, por força de um mandado de prisão oriundo do Poder Judiciário do Estado do Amazonas. O homem, que é integrante de uma organização criminosa atuante no norte brasileiro, é suspeito da prática de homicídios. Os crimes são relacionados com o tráfico de drogas. A “Peruca” é atribuído o homicídio de Davi Matos Batista (13). O crime ocorreu no dia 16 de abril deste ano. A vítima foi encontrada morta, em um terreno baldio, no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Anderson foi localizado em uma residência na Rua Tavares Iracema, no bairro Rodolfo Teófilo, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. A prisão foi realizada por policiais civis do DHPP em conjunto com policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) do Amazonas.

Demais prisões

Outra prisão que chamou atenção dos policiais foi a de Brendo de Almeida Ferreira (19), o “Nego Índio”, que teve o mandado de prisão temporária convertida em preventiva. Brendo é suspeito de executar o capoeirista Jefferson Viana da Silva (48), o “Mestre Envergado”. O crime ocorreu em dezembro do ano passado. Conforme as investigações policiais, a vítima, que era usuária de drogas e vivia em situação de rua, foi assassinada por Brendo e outros dois adolescentes já identificados. A motivação do crime seria que os infratores estavam incomodados com a presença da vítima no local onde ela costumava ficar, no bairro Cais do Porto, na AIS 1.

Os outros presos foram identificados como Maria Vladna Carneiro (19), que já responde por crime contra a administração pública; Romário Avelino de Melo (24), que já responde por receptação e roubo; Edinardo Duarte dos Santos Junior (27), que já responde por homicídio; Francisco Helder Moreno de Sousa (25), o “Dodô”, que já responde por lesão corporal; Adailton Cardoso da Cunha (30), o “Breno”, que responde a oito procedimentos policiais por roubo, violência doméstica e crime de trânsito, e Amaro Barbosa de Melo Junior (23), que já responde por roubo, homicídio e posse ilegal de arma de fogo. Todos são envolvidos em crimes de homicídio.

Foram cumpridos ainda mandados de prisão em desfavor de Armando Almeida da Silva (21), que já responde por tráfico e receptação; Cristiane Gomes da Silva (40), vulgo “Peteca”, que já responde a 11 procedimentos policiais por furto, tráfico de drogas e homicídio, e Edcléssia Ferreira da Silva (19), que já responde por roubo.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807‬‬, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498‬‬, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.