XX Parada pela Diversidade Sexual terá segurança reforçada na Capital

26 de junho de 2019 - 19:08 # # #

As forças de segurança do Estado se preparam para reforçar a segurança dos participantes que pretendem ir à XX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que acontece neste domingo (30), na Capital. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), divulgou um esquema especial que contará com um efetivo de 142 profissionais de segurança, entre policiais militares, civis e bombeiros militares. A parada acontece na Avenida Beira Mar, com concentração às 14 horas, em frente à Barraca do Joca, próximo ao Jardim Japonês.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) disponibilizará 130 PMs, que ficarão distribuídos por todo trajeto da parada, nos principais cruzamentos do entorno e ao longo do calçadão da Avenida Beira Mar. Os agentes atuarão em viaturas, motos, a pé e montados a cavalos, fazendo policiamento na faixa de areia. Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) vai reforçar o efetivo do 2º Distrito Policial, responsável pela área onde acontece o evento. Ao todo, serão oito policiais civis que prestarão atendimento ao público. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) levará duas viaturas de resgates, com quatro bombeiros salva-vidas. Todo o efetivo das forças de segurança será empregado desde o início do evento e permanecerão até o escoamento de todo o público.

Diversidade

Neste ano, o evento, que é realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, pertencente à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), está na sua 20ª edição, e leva o tema “Topo qualquer parada, o medo não nos cabe”.

Para celebrar o Mês da Consciência LGBT, uma programação com diversas atividades como rodas de conversas, seminários e eventos em prol da causa, foram disponibilizadas com o objetivo de garantir a defesa dos direitos sexuais e dar visibilidade politica à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), na Capital. O dia 28 de junho é comemorado o Dia Municipal da Consciência LGBT.

O movimento que celebra a “Fortaleza das diversidades, dos amores e do respeito” terá o seu ápice com a realização da XX Parada, que tem a estimativa de receber quase um milhão de pessoas. Para isso, o percurso pela Avenida Beira Mar até o cruzamento com a Avenida Barão de Studart terão segurança reforçada.

XX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará
Data: 30 de junho de 2019 (domingo)
Local: Avenida Beira Mar
Concentração: em frente à Barraca do Joca (Jardim Japonês)