Damps realiza manhã de promoção à saúde em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

26 de junho de 2019 - 18:24 # #

“O dia a dia da nossa profissão nos traz muito cansaço, tanto físico quanto psicológico. Quando você tem um acompanhamento de profissionais, você consegue desempenhar um papel bem melhor, e o resultado disso quem ganha é a sociedade, tendo policiais saudáveis e dispostos. Uma ação como essa aqui, nos ajuda a ter saúde física e mental”, assim explicou o inspetor Pinheiro, lotado na Delegacia Metropolitana de São Gonçalo do Amarante, enquanto recebia atendimento realizado por servidores do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A ação, promovida na manhã desta quarta-feira (26), é alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas.

O pátio interno da Superintendência da Polícia Civil foi ocupado por vários profissionais da área da saúde e bem-estar, empenhados em atender os servidores. Foram realizados atendimentos biopsicossocial com nutricionista, médico, psicólogos, assistentes sociais, educador físico e fisioterapeutas. A diretora do Damps, Sônia Amaral, explicou o objetivo da ação realizada hoje. “O impacto do álcool, drogas e outras substâncias psicoativas no ambiente de trabalho é um tema constantemente abordado e que merece ser lembrado neste 26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas. Hoje nós promovemos a saúde e bem-estar para servidores da Polícia Civil que atuam diretamente na repressão e combate às drogas. Quem está na ponta e lidando diretamente com isso, é preciso que esteja equilibrado psicologicamente, porque a ação policial não tem tempo de resolução, é algo imediato. Se o policial estiver com qualquer problema o desempenho dele reduzirá”, pontuou Sônia. A gestora do Damps participou de uma roda de psicoterapia em grupo com alguns servidores que fazem acompanhamento pelo departamento. Ela explicou que o principal objetivo é o tratamento e reinserção do policial a atividade-fim.

Para o inspetor Leonardo, policial civil há quatro anos, o trabalho do Damps é uma quebra de paradigmas. “Aqui nós somos cuidados. Existe uma rede de proteção e acolhimento que nos dá a certeza que não estamos sozinhos”, ressalta ele. Leonardo revelou ainda que foi através do departamento que ele se reconheceu. Hoje, estudante universitário novamente, cursa o 4º semestre de Serviço Social. “O que eu aprendo aqui diariamente, quero repassar para os outros”, disse Leonardo.

O evento hoje faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Polícia Civil do Ceará em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece no período de 24 a 28 de junho, em todo o País. Até a próxima sexta-feira (28), será incinerada mais de uma tonelada de drogas, além da inauguração do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).

Dia Internacional de Combate às Drogas

O dia 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987. Também nesse período é realizada a Semana Nacional Sobre Drogas, que acontece em diversas cidades brasileiras. O objetivo da semana é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agirem contra o uso problemático de drogas.