Aesp inicia segunda edição do Curso Tático Policial Feminino

3 de junho de 2019 - 17:40 # # #

A iniciativa – pioneira no Estado do Ceará – visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da SSPDS

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (03), a 2ª edição do Curso Tático Policial Feminino (CTAP/2019) – Treinamento que visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das organizações de segurança pública co-irmãs.

A iniciativa – pioneira no Estado do Ceará – foi promovida pela Aesp pela primeira vez em 2018. Na ocasião, 24 mulheres iniciaram o treinamento, mas apenas 13 concluíram com êxito o curso e ficaram conhecidas como as “Atenas” cearenses.

Este ano, 23 mulheres participam da capacitação, sendo 13 policiais militares do Estado do Ceará; cinco policiais civis do Ceará; três agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP); uma policial civil do Rio Grande do Sul e uma perita da Polícia Técnico-científica do estado de Goiás. Para ingressar no curso, elas foram submetidas a um rigoroso processo seletivo que incluiu exames médicos e teste de aptidão física com provas de corrida, flexão de braços, flexão abdominal, flexão na barra, natação livre e flutuação.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do CTAP/2019, o curso terá uma carga horária de 200 horas/aulas e previsão de término para 28 de junho. Neste período, as alunas acompanharão instruções de direitos humanos; educação física; defesa pessoal; atendimento pré-hospitalar; técnicas operacionais policiais; noções de controle de distúrbios civis; direção operacional; tiro de combate; sobrevivência policial; salvamento aquático; sobrevivência em regiões inóspitas e operações em altura.

“O curso tático policial feminino, tem como objetivo a preparação de mulheres, agentes da segurança pública, para melhor atuarem no exercício da profissão, no emprego de conhecimento técnico, no enfrentamento do crime e na defesa da sociedade… As disciplinas desse curso, certamente formarão as alunas para que elas estejam preparadas para o bom combate, a autodefesa e a defesa de terceiros”, explicou a coordenadora do curso e coordenadora de Planejamento Operacional da SSPDS, delegada Adriana Silveira de Arruda.

A coordenadora também ressaltou a importância desta capacitação. “A realização do segundo curso tático policial feminino é a expressão mais clara de que a segurança pública reconhece o valor e a importância de capacitar as nossas agentes para melhor exercer o seu trabalho, em um ambiente considerado ainda tão masculino… Trata-se de mais um legado da gestão de segurança pública do Estado do Ceará, que até hoje já entregou vários projetos referências em todo país”, pontuou a delegada.

A aula inaugural foi ministrada pelo agente da Polícia Federal, Alexandre Augusto Mesquita e Silva, e teve como tema a “A atividade de policiamento tático”. Também esteve presente no evento a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques, e o chefe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Antônio José dos Santos Pastor, entre outras autoridades do Sistema de Segurança Pública cearense.