Plano de Segurança para partida entre Ceará e Grêmio é divulgado pela SSPDS

17 de maio de 2019 - 18:04 # # # #

Acontece neste fim de semana, a 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Um dos confrontos agendados tem Ceará e Grêmio como protagonistas. A partida, que acontece no próximo domingo (19), na Arena Castelão, contará com um esquema especial de segurança, divulgado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O plano conta com a participação de efetivos das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Também estão escalados profissionais lotados nas forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Os agentes das forças de segurança serão empregados no interior e nos arredores do estádio, assim como nos terminais de ônibus da Capital. Para o evento, foram destacados 391 agentes da segurança pública. Desses, serão 362 policiais militares, 11 policiais civis e 18 profissionais do Corpo de Bombeiros. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS – realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.

Dos 362 profissionais da Polícia Militar, 226 estarão na área interna da Arena Castelão e 136 atuarão nos arredores da praça esportiva. Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) estão escalados para o trabalho no evento. Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades do estádio.

Pela Polícia Civil, trabalharão dois delegados, três escrivães e seis inspetores. Ocorrências registradas na região poderão ser encaminhadas para o 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – que funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado da PCCE, que fica na parte interna do estádio. O Corpo de Bombeiros contará com 18 profissionais no evento. O CBMCE disponibilizará uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.