Polícia Civil realiza operação e captura suspeitos da morte do presidente da Câmara Municipal de Itaitinga

8 de abril de 2019 - 16:04 # # #

Uma ação sigilosa realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Metropolitana de Itaitinga, resultou nas capturas dos suspeitos de participação na morte do presidente da Câmara Municipal de Itaitinga. A ação, realizada em Fortaleza e Itaitinga, teve início no último fim de semana. No total, foram capturadas cinco pessoas e cumpridos dois mandados de prisão contra suspeitos já recolhidos no sistema prisional, resultando em sete mandados de prisão cumpridos.

Foram capturados: Rafael Alves Nunes (32), vulgo “Dogão”, com antecedentes por roubo; Samuel Adams Barros Andrade (21), com passagens por roubo, receptação e tráfico de drogas; Renan de Sousa Gomes (23), sem passagem; José Roberto Braga Mesquita (26), mais conhecido por “Gordo”, com passagem por homicídio; e uma mulher de 25 anos, que não será identificada por existir investigações em andamento acerca dela. Também foram cumpridos mandados de prisão em desfavor de José Flávio de Sousa (43), com quatro passagens por homicídio, crime contra a administração pública, uso de entorpecentes, furto qualificado, ameaça, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; e Rafael Ribeiro Carneiro (30), vulgo “Bulbasauro”, com cinco passagens por homicídio (quatro consumados e um tentado), um roubo e um por tráfico de drogas. Ambos já recolhidos no sistema prisional.

Durante a ação policial, além do cumprimento dos mandados de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. No total, foram apreendidas quatro armas – sendo três pistolas e um revólver –, além de 44 munições de calibres variados, mais de R$ 50 mil, um veículo e aparelhos celulares. De acordo com o delegado George Monteiro, diretor adjunto do DHPP, as investigações sobre o caso seguem no sentido de elucidar a motivação do crime. “Nós possuímos duas vertentes investigativas, inclusive uma não anula a outra. Só precisamos esclarecer alguns pontos ainda divergentes”, afirmou o delegado. Um ponto descoberto no decorrer das investigações foi o fato de que a mãe de um dos executores trabalhava na Câmara.

George explicou ainda que a investigação policial foi dividida em três etapas. “Inicialmente trabalhamos a identificação dos suspeitos, realizamos a primeira ofensiva – ainda em outubro do ano passado – quando capturamos o Rafael (Ribeiro Carneiro) que seria o articulador do crime, e, na operação de hoje, prendemos os suspeitos de participação direta no homicídio”, detalhou ele.

O crime

João Roberto de Oliveira Martins foi morto a tiros, no início da tarde do dia 31 de agosto de 2018, em frente à Câmara do Município de Itaitinga, onde exercia a função de presidente. Ele foi eleito em 2016 e cumpriria o mandato parlamentar em 2020. De acordo com as investigações, o parlamentar chegava à sede da Câmara quando foi atingido por tiros, disparados por um grupo de homens que estavam em um carro e parou próximo ao do vereador e dispararam fugindo em seguida