Secretário da SSPDS participa do Consesp em São Paulo e debate sobre investimentos federais na segurança pública

10 de abril de 2018 - 14:02 # # #

 

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, participou, nesta terça-feira (10), de reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no Estado de São Paulo. Evento que teve a participação também do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Além do gestor da SSPDS, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel Ronaldo Viana; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Cel Heraldo Pacheco; o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; e o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também estiveram presentes. Paralelo ao Consesp, ocorre ainda a 4ª edição da LAAD Security, Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. O evento que acontece na Transamérica Expo Center, em São Paulo, reúne representantes das forças de segurança pública e de empresas privadas de todas as regiões do País.

“Durante a LAAD, todos os presentes têm a oportunidade de conhecer as diversas tecnologias, armamentos e viaturas disponíveis para a segurança pública. Inclusive, são expostos equipamentos que estão em processo de aquisição pelo Governo do Ceará para reforçar a segurança cearense. Durante o evento, as empresas e fabricantes se expõem, aqui, como referência para o país”, destacou André Costa. Um dos pontos que o gestor destacou são os investimentos que vem sendo feitos pela SSPDS, no que se trata de tecnologias e inteligência, no combate a criminalidade.

Já sobre o Consesp, os secretários da segurança dos Estados foram informados, pelo ministro Raul Jungman, acerca das medidas e recursos, que devem ser anunciados, em breve, pelo Governo Federal. “Foi também debatida a ideia de uma escola nacional de inteligência em segurança pública, que seria criada pelo Ministério da Segurança Pública. Foi tratada ainda a possibilidade que colegiado de secretários seja um conselho consultivo do ministro, que se comprometeu em manter reuniões pessoalmente com todos os secretários”, revelou Costa.

O secretário cearense também reforçou que os anúncios feitos pelo Governo Federal são resultado da união entre os gestores da segurança pública do País, como foi o caso da carta assinada no mês de agosto de 2017, no Estado da Bahia, com principais demandas debatidas durante encontro do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). Ao término, o documento foi enviado para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. “Tudo foi fruto de excursões entre os secretários acerca de medidas que seriam necessárias para melhorar a segurança pública do país. Agora, o Ministério segue nossas recomendações, e em breve, a gente espera que possam ser anunciadas, de forma efetiva, todas essas medidas”, finalizou.