Imagens de pessoas desaparecidas são divulgadas em partidas na Arena Castelão

29 de outubro de 2023 - 12:57 # # # # # #

Uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria do Esporte (Sesporte) vem auxiliando nas investigações e no trabalho de busca ativa da Polícia Civil do Estado Ceará (PC-CE). Desde o início do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, são exibidas imagens de pessoas desaparecidas no Ceará, com o objetivo de auxiliar os trabalhos policiais da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil. Dessa vez, a ação ocorreu na partida entre Ceará e Sport, jogo realizado na noite da última sexta-feira (27).

Na oportunidade, o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, a delegada-geral adjunta Teresa Cruz, e o diretor de Planejamento e Gestão Interna, delegado Otávio Coutinho, estiveram na Arena Castelão com delegados e policiais civis da 12ª Delegacia do DHPP. Os vídeos com imagens de pessoas desaparecidas foram exibidos, antes, no intervalo e no final do jogo. A ação vem acontecendo durante os jogos do Campeonato Brasileiro sendo uma ação permanente entre a SSPDS e a Sesporte.

“A importância de uma ação como essa é ampliarmos ainda mais as ações de busca ativa da Polícia Civil, além de apoiar a investigação, através do compartilhamento de imagens de pessoas desaparecidas, por meio de parcerias públicas. Esse apoio da Sesport é extremamente importante devido aumentar ainda mais o alcance das buscas realizadas pela Polícia Civil, e, também, a possibilidade da população contribuir passando informações para auxiliar nas investigações de casos de pessoas desaparecidas”, destacou o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez.

A iniciativa surge em atenção ao artigo 12 da Lei 13.812 de 2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. A exibição de pessoas desaparecidas no estádio vem auxiliando os trabalhos da PC-CE nos casos que estão em andamento, além de fortalecer a divulgação nas redes sociais e nos meios de comunicação oficiais da delegacia especializada em casos de desaparecimentos em Fortaleza.

Comunicação do desaparecimento

Não é necessário esperar 24 horas para registrar um desaparecimento. Cada minuto conta. Por isso, o noticiante deve procurar qualquer delegacia ou a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil, para registrar os casos de pessoas desaparecidas na Capital. Já os casos registrados na Região Metropolitana e nos demais municípios do Estado ficam sob a responsabilidade das delegacias que atuam na circunscrição onde ocorreu o desaparecimento.

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação do desaparecimento. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre o desaparecido e enviar uma fotografia recente.

A população também pode colaborar com o trabalho policial enviando mensagem para o número (85) 3257-4807, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O sigilo e o anonimato da fonte é garantido.