Clássico-Rei: Ação das Forças de Segurança resultam na captura em flagrante de 113 pessoas envolvidas em confronto de torcidas e no cumprimentos de quatro mandados de prisão

10 de fevereiro de 2025 - 09:08 # # # # # # # #

Os trabalhos ostensivos iniciaram horas antes do início da partida, que ocorreu na Arena Castelão; dentre os presos, o presidente de uma torcida organizada foi capturado em Aquiraz

Como resultado do trabalho ostensivo e integrado entre as Forças de Segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) durante o primeiro Clássico-Rei de 2025, que ocorreu na tarde desse sábado (08), 113 pessoas foram capturadas em Fortaleza, sendo 86 adultos e 27 adolescentes apreendidos em flagrante após um confronto entre torcidas. Além desses,  três pessoas foram presas por força de cumprimento de mandados de prisão, também em Fortaleza; e uma ordem de prisão preventiva foi cumprida no município de Aquiraz, que fica na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contra o presidente de uma torcida organizada.

Horas antes do início da partida entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão, localizada no bairro Boa Vista (AIS 7), equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram a condução de 113 pessoas, que estavam envolvidas em um confronto entre torcidas, mais os três presos por mandados, para unidades plantonistas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Desses, 109 foram levados à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da PCCE, e outros sete foram encaminhados para o 13º Distrito Policial (13º DP).

Encaminhados para as delegacias plantonistas 

Após um trabalho de identificação realizado entre os 109 suspeitos conduzidos para a Draco, os policiais civis identificaram que 27 deles eram adolescentes, sendo estes encaminhados em seguida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Os 82 adultos que ficaram na Draco foram autuados em flagrante pelos crimes de tumulto no âmbito da Lei Geral do Esporte, lesão corporal dolosa, associação criminosa, resistência, desobediência e corrupção de menores.

No 13º Distrito Policial (13º DP), três pessoas foram ouvidas e liberadas por, no momento, não haver indícios da participação delas nos crimes e outros quatro suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de lesão corporal dolosa e associação criminosa, além de tumulto no contexto da Lei Geral do Esporte. Já para os 27 adolescentes conduzidos para a DCA, foram registrados Atos Infracionais análogos aos crimes de desobediência, resistência, lesão corporal dolosa e associação criminosa, além de tumulto na Lei Geral do Esporte.

Operação Estádio Seguro

Além dos trabalhos policiais no entorno da Arena Castelão, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), também deflagrou a Operação Estádio Seguro, que visava capturar foragidos da Justiça que tentavam adentrar nas dependências do estádio. Com o trabalho operacional, três pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, roubo e lesão corporal grave foram capturadas e conduzidas para unidades policiais, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Presidente de torcida organizada é preso

Com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) realizou a prisão de um quarto alvo que também estava com uma ordem de prisão preventiva em aberto, sendo este o presidente de uma torcida organizada. A captura do suspeito ocorreu no Porto das Dunas, no município de Aquiraz (AIS 13). Além do cumprimento de mandado, ele também foi preso em flagrante por uso de documento falso.