Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas em ações no Ceará 

26 de abril de 2024 - 12:11 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma incineração de mais de uma tonelada de drogas apreendidas em ações policiais de 2021 até 2023. A queima do material ocorreu em uma cerâmica, situada no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Essa é a primeira incineração de materiais ilícitos coordenada pela Denarc, este ano.

No total, 568 quilos e maconha, 15 quilos de crack, 510 quilos de cocaína, 527 gramas de pó branco, 26 frascos de fentanila e uma muda de maconha foram queimados.

Estiveram presentes, a diretora do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) da PCCE, delegada Ruth Benevides, representantes do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 

“Essa é uma importante ação, em que marca o esforço dos policiais civis para retirar, as drogas e a criminalidade de circulação, que causam tantos danos ao cidadão. Essa ação reflete o nosso compromisso no combate ao tráfico e aos grupos criminosos no Estado”, ressalta o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez.

Os entorpecentes, que foram incinerados após autorização judicial, fazem parte de 246 inquéritos policiais instaurados entre os anos de 2021 e 2023. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas em Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Iracema, Jucás, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, Tianguá e Umirim.

“A destruição dessas drogas representa um ganho para a sociedade, não só pela parte criminal, com o revés do seu perdimento às organizações criminosas, mas também para a  saúde pública, pois sua retirada de circulação impede seu consumo”, explica Adriano Félix, titular da Denarc.

Mais de 2,7 toneladas incineradas em 2023

Em 2023, a Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da  Denarc, incinerou mais de 2,7 toneladas de drogas apreendidas em todo o Estado. As incinerações aconteceram em  junho, com a queima de mais de 1,5 tonelada de drogas. Os materiais ilícitos  faziam parte de 608 inquéritos policiais, que foram apreendidos entre o ano de 2006 a junho de 2023, em 24 cidades do Ceará e em Mato Grosso do Sul. Já no mês de dezembro, cerca de pouco mais de 1,2 tonelada de drogas foi incinerada, montante retirado de circulação nos últimos anos, em ações ostensivas e de inteligência coordenadas pela PCCE.