Menino que estava desaparecido é encontrado em Fortaleza

19 de janeiro de 2024 - 08:42 # # # #

A noite dessa quinta-feita (18) teve um desfecho feliz para a família de um menino de 12 anos. Ele estava desaparecido, desde a manhã da terça-feira (16), e havia sido visto pela última vez no bairro Cristo Redentor – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

Após um trabalho de busca ativa e ininterrupto de diversos órgãos, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) entregou a criança à família. Na noite dessa quinta-feita (18), equipes da Guarda Municipal de Fortaleza localizaram o menino em um terminal de ônibus no bairro Antônio Bezerra (AIS 6). Para auxiliar na localização rápida do garotinho, a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil, acionou o Amber Alerts Brasil.

Rapidez e alcance do alerta

A ferramenta de alertas urgentes foi estabelecida nos Estados Unidos da América (EUA) e adotada pelo Brasil em 2023. O sistema é ativado em casos de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças. O alerta dispara publicações nas plataformas da Meta – Instagram e Facebook – para anunciar a descrição da criança, além de descrições de qualquer suspeito de envolvimento no desaparento da vítima. Esta foi a segunda vez que a Polícia Civil do Ceará acionou o Amber Alerts Brasil para localização de uma criança.

Ações de enfrentamento

A ferramenta utilizada no Ceará faz parte das ações de enfrentamento à pessoas desaparecidas no Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) assinou, em agosto do ano passado, um termo de pactuação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), manifestando interesse em participar do Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas. Com a assinatura, o Ceará tornou-se um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a participar da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

A tecnologia Amber Alerts permite a divulgação, nas plataformas digitais da Meta, de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos, que estão desaparecidas por alguma circunstância. A tecnologia é adotada, atualmente, por 30 países. Quando o Amber é ativado, um comunicado é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido.

Como resultado de diversas estratégias empregadas pelos policiais civis da 12ª DHPP, a Delegacia dos Desaparecidos, no ano passado, em 933 pessoas foram localizadas na Capital.