PC-CE homenageia profissionais que formalizam histórias para que se promova a justiça

5 de novembro de 2023 - 08:29 # # # #

Escuta atenta para cada detalhe que possa documentar uma história. Cada palavra escrita em um Boletim de Ocorrência (BO) faz parte da dinâmica de trabalho desse profissional tão importante para o trabalho policial. Por isso, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) reconhece o trabalho e empenho desse profissional e homenageia, neste dia 5 de novembro, os 1.090 escrivães de Polícia – homens e mulheres que compõem atualmente a instituição de Polícia Judiciária do Ceará.

Muitas pessoas não sabem, mas o escrivão é responsável por formalizar e documentar inquéritos policiais. Os profissionais transcrevem as informações dadas pelas pessoas que precisam ser ouvidas na delegacia. Mas as atribuições vão além. O escrivão, também, é responsável por acompanhar outros policiais em diligências, executam intimações, apurações, bem como colaboram no cumprimento de mandados judiciais de prisão, de busca e apreensão, de sequestro de bens, entre outros trabalhos policiais.

Quem fala com propriedade e amor sobre sua profissão é o escrivão de Polícia Civil do Ceará, João Batista Soares Cunha. Com 14 anos de carreira, Cunha como é conhecido pelos colegas, descreve o dia a dia e o que o motiva a servir à população. “Acho que a principal motivação para qualquer pessoa que busca o cargo de escrivão, é o fato de você ser servidor, servir a comunidade, a população, ser um servidor público e ao mesmo tempo ter a função policial. Poder auxiliar colegas e a comunidade sempre servindo. A nossa profissão é um serviço muito importante para a sociedade e a Segurança Pública do Estado. A minha principal motivação do cargo de escrivão, é agir tanto no serviço operacional quanto no serviço administrativo. Na parte administrativa de formalização de procedimentos, quanto na parte operacional, que nada impede o escrivão de participar dessa fase também, na delegacia, no auxílio à administração da delegacia, como na questão da formalização de procedimentos”, descreve Cunha.

Cunha já passou pela a Delegacia Municipal de Alto Santo, Delegacia Regional de Jaguaribe, 2ª Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), pela chefia do Cartório Central da DHPP, pela chefia de Cartório da Delegacia de Narcóticos (Denarc), pelo 10° Distrito Policial (DP), pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), e pela  Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Hoje ele atua no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), na chefia da Unidade de Concessão de Direitos e Vantagens.

A escrivã Tatiana Marques, que está há cinco anos na Polícia Civil, é outra profissional que tem tanto amor por seu ofício.  Ela já passou pelo 31º Distrito Policial (DP), pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da PC-CE, pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), e agora, está na Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins).

A profissional  conta sobre como era o dia a dia nas delegacias que passou. “O escrivão tem uma rotina bastante dinâmica. Desempenhamos um trabalho essencial para a investigação policial, pois ele, além de formalizar os procedimentos policiais e dar andamento aos inquéritos policiais, também cumpre os despachos do delegado. Muitas vezes, o escrivão é o primeiro policial a ter contato direto com a vítima, que se inicia com o registro de um Boletim de Ocorrência, por exemplo. Esse contato inicial, é importante para a condução de todo um trabalho investigativo, pois naquele primeiro momento, o escrivão colhe o máximo de informações sobre a ocorrência, detalhes e tudo que é importante para a investigação policial”, explica Tatiana.

A resposta dada pela Polícia Civil a cada caso elucidado coloca em evidência a excelência do serviço prestado pelos policiais civis cearenses, pelo papel importante desempenhado pelo escrivão de polícia.

Sobre a data

O Dia do Escrivão de Polícia foi instituído pela Lei Estadual nº 6.849/2001 e destaca a importância desses profissionais, que se dedicam para realizar um trabalho de excelência em benefício da sociedade.

Os escrivães de polícia são profissionais capacitados para a formalização e a documentação de inquéritos policiais e estão sempre atentos para transcrever com precisão e de forma detalhada as informações.

Eles realizam diversas atividades, como cumprimento de procedimentos administrativos determinados pelo delegado de polícia; ordens de serviço; auto de apreensão; registro de depoimentos das partes envolvidas em um crime; flagrantes ou prisões cautelares; identificação para recolhimento ou soltura de presos, e de sequencial dos inquéritos policiais, além de realizarem  atendimento ao público, a lavratura de boletins de ocorrência e o cumprimento de determinações judiciais, entre outras atribuições.