Polícia Civil participa de debate sobre o programa Tempo de Justiça em workshop da Pefoce

2 de novembro de 2023 - 15:12 # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou do encerramento do 2ª edição do Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O evento foi realizado nessa quarta-feira (3), no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), no bairro Aeroporto. Ao longo de dois dias, foram discutidos temas variados, encerrando a programação com a mesa-redonda que debateu os avanços do Programa Tempo de Justiça. Mediada pela Pefoce, a agenda contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; do perito geral da Pefoce, Júlio Torres; da delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Angela Gondim; da defensora geral do Ceará, Elisabeth Chagas; e da promotora de Justiça, Márcia Lopes, colaborando para assegurar que a justiça seja realizada de forma célere e eficaz.

Criado em 2017, o Programa Tempo de Justiça monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida. Através da produção da materialidade e autoria dos delitos por meio do laudo pericial, a Pefoce tem papel importante no programa. Em agosto deste ano, foi lançado o Tempo de Justiça Mulher, um programa interinstitucional para agilizar a investigação e julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no Ceará.

“Para que a gente tenha uma sociedade com justiça social, precisamos primeiro combater o racismo. E combater também a questão da violência contra a mulher, que não é só a violência doméstica, mas é a violência de gênero; a violência que acontece às vezes com assédio moral, com assédio sexual, com crime contra a dignidade sexual. Gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa, que a gente tenha esse reporte de gênero dentro da segurança pública. O que estamos vendo aqui não é comum nos estados brasileiros, onde podermos contar com essa sinergia, essa sintonia”, comentou a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o Workshop da Pefoce é importante para a troca de conhecimento e experiências entre vários setores da sociedade comprometidos na redução da vulnerabilidade das mulheres. “Com o aumento das notificações e com a criação das delegacias das mulheres, acreditamos que estamos avançando ainda mais no combate ao feminicídio. Essa é uma causa importante da nossa gestão e estamos trabalhando para melhorarmos ainda mais os números positivos”, completou.

Já o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou que a Perícia Forense do Estado do Ceará exerce um papel fundamental para o apoio às vítimas e redução dos indicadores criminais contra as mulheres. “A Pefoce é uma peça de uma engrenagem. O sistema de Justiça tem que ser pensado exatamente assim. Para chegar até esse final, até esse julgamento, tudo tem que funcionar muito bem. Temos que estar conectados com a Polícia Judiciária, porque precisamos ter uma prova técnica que alimente o inquérito policial, que responda a uma questão de uma linha de investigação para que a gente chegue à materialidade desse delito e à autonomia”, reforçou o perito geral.

Trabalhos científicos

O evento trouxe a exposição de 70 trabalhos científicos de profissionais da Pefoce. Na ocasião, os servidores apresentaram estudos de casos e metodologias desenvolvidas e aplicadas na Perícia Forense, momento oportuno para a troca de conhecimento entre os participantes. Durante toda a manhã, alguns desses profissionais apresentaram artigos científicos no painel ‘Pratas da Casa’.

No final, servidores da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) receberam premiações por seus trabalhos.